19.2.09

Comissão de Diretos Humanos visita Presídio. Entre as principais reivindicações está a necessidade de aumentar o número de funcionários.

Fonte: Comunicação da Câmara de Caxias do Sul.

A Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança da Câmara Municipal visitou na manhã desta quinta-feira (19), o Presídio Regional localizado no Apanhador. Os Vereadores Ana Corso/PT, Daniel Guerra/PSDB, Renato Nunes/PRB e Renato de Oliveira/PC do B ouviram as reivindicações de apenados e funcionários. Os presos solicitaram maior tempo de exposição ao sol e mencionaram problemas com o uso de uniforme, enquanto os agentes ressaltaram a carência do quadro funcional.

Acho extremamente positiva a nossa visita, este contato com a direção da penitenciária, sua equipe e com os apenados. É necessário mais agentes, psicólogos e agentes sociais. Levaremos estas questões aos órgãos competentes. Teremos uma Audiência Pública com a Governadora do Estado e o Secretário Estadual da Segurança no próximo dia 27”, mencionou a Presidente da Comissão Vereadora Ana Corso/PT.

O Vereador Daniel Guerra/PSDB também defendeu a importância de serem ouvidos os funcionários da Penitenciária. “O objetivo é estarmos in loco conhecendo as situações não somente dos apenados mas também dos agentes. A gente também tem que ter essa atenção especial para os que servem à Justiça, para que eles também possam ter seus direitos assegurados e garantida sua segurança e de seus familiares”.

Os Vereadores Renato Nunes/PRB e Renato de Oliveira/PC do B enfatizaram a necessidade de se garantir melhores condições de trabalho para a SUSEPE e para a Brigada Militar.

As visitas prosseguem amanhã na Penitenciária Industrial de Caxias do Sul, no período da manhã.

19/02/2009