3.2.09

03/02/2009 | N° 10337 | JORNAL PIONEIRO DE 03 DE FEVEREIRO DE 2009

A experiência do presidente

Série mostra o que pensam os vereadores da nova legislatura.

Caxias do Sul – Iniciando seu quarto mandato como vereador, Edio Elói Frizzo (PSB) parece estar confortável na cadeira de presidente da Câmara caxiense, cargo que ocupou em 2008. O advogado e professor de História de 53 anos fala em temas estruturais e administrativos quando perguntado sobre os principais trabalhos a que se dedicará este ano. Sua primeira grande tarefa será criar uma comissão especial para revisar a Lei Orgânica do município. – Temos que fazer o feijão com arroz, que é cuidar do cotidiano da comunidade, mas precisamos revisar a Lei Orgânica com urgência. Acho que dá para terminar esse trabalho ainda este ano – projeta o socialista. Reeleito com 3.334 votos, Frizzo acredita que seja fundamental começar, ainda em 2009, um processo para reativar o Parlamento regional, um fórum que já reuniu vereadores de toda a região. Segundo o parlamentar, temas como saneamento, transporte e saúde, entre outros, necessitam de uma análise conjunta. – Caxias do Sul deve assumir seu caráter de líder regional e puxar a discussão – argumenta. Voltando aos temas administrativos, Frizzo também acredita ser importante fazer mais duas revisões, essas com o apoio do Executivo: a do Código Tributário e a do Código de Obras. Confira as ideias de Frizzo no quadro abaixo. joao.machado@pioneiro.com

JOÃO HENRIQUE MACHADO
Gargalos no trânsito
- O prefeito Sartori deu o pontapé inicial (para a melhoria no trânsito) com a construção do viaduto (na rótula Nelson Bazei). Caxias não tem mais como fugir de grandes obras estruturais, como viadutos. Também é necessária uma campanha radical de educação no trânsito.
Pedágio na Rota do Sol
- Sou favorável à instalação de um pedágio comunitário antes que coloquem um privado. Mas antes é preciso instalar balanças. Com os caminhões que passam por lá, logo vamos estar discutindo os buracos da Rota do Sol de novo.
Como combater o crack
- Temos que tirar o medo da população de denunciar. Também é preciso que a Polícia Civil e a Brigada Militar se entendam.
O déficit habitacional
- A prefeitura está tocando quatro novos loteamentos, tem dinheiro na Caixa, tem recursos. É preciso investir em lotes e condomínios populares e recuperar o tempo perdido.
A falta de vagas nas creches
- O município faz o que pode. Logo serão inauguradas mais três creches. E o problema não é só construir, mas dar a estrutura, com material e professores. A Câmara fez sua parte em 2008, doando o excedente para a construção de uma creche.
O monopólio da Visate
- Acho que a Visate presta um bom serviço. Isso vai pautar a Câmara no ano que vem. Mas acho que seria bom ampliar o número de ônibus em horários de pico. É uma falsa ideia a de que a quebra do monopólio melhora o serviço e o preço.
A criação do Centro de Controle
de Zoonoses
- Sou totalmente favorável. Eu propus isso quando fui secretário do Meio Ambiente (de 2000 a 2002). Claro que isso tem que ser negociado com a Soama para não haver uma oposição.
Baderna no entorno de postos
de combustíveis
- É preciso uma ação forte do poder público, envolvendo Brigada Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal... Aliás, é para haver esse tipo de integração que foi criada a Secretaria de Segurança. Bastará guinchar 10 ou 12 carros que estão com som alto que nunca mais vamos ter problemas.
O aeroporto regional
- Ainda este ano tem que ser iniciadas as desapropriações em Vila Oliva. Ficar discutindo sobre outra área é perda de tempo.