24.2.09

Comissão de Direitos Humanos vistoria Penitenciária Industrial. Vereadores ouviram reivindicações de funcionários e de apenados.

Durante a manhã desta sexta-feira (20), a Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança vistoriou a Penitenciária Industrial de Caxias do Sul. A presidente da Comissão Vereadora Ana Corso/PT, os Vereadores Harty Moisés Paese/PDT, Mauro Pereira/PMDB, Daniel Guerra/PSDB, Renato Nunes/PRB e Renato de Oliveira/PC do B percorreram os corredores do Presídio ouvindo as reivindicações dos presos.

Ficamos apavorados com o que vimos. Não imaginávamos que a situação estaria neste ponto. O presídio hoje abriga 843 presos, enquanto sua capacidade é somente para 292”, ressaltou a Vereadora Ana Corso/PT. O problema da superlotação foi agravado depois que a 1ª Galeria, que abrigava a ala feminina, foi interditada e as apenadas tiveram que ocupar as celas dos presidiários do regime semi-aberto, remanejados em outro espaço.

Quando falamos em superlotação, as pessoas pensam que isto é uma evidência de que em nossa cidade muitos crimes são cometidos. Mas temos que analisar também que muito desta situação se deve ao fato de vários presos não terem aqui familiares nem recursos para resolverem suas questões judiciárias, e acabam cumprindo uma pena muito maior do que deveriam”, defendeu Harty Paese/PDT.

O Vereador Renato Nunes reforçou que todas as reivindicações, tanto por parte dos apenados quanto pelos funcionários serão levadas ao conhecimento do Secretário Estadual de Segurança, no próximo dia 27. Fonte: Comunicação da Câmara de Caxias do Sul