
27.2.09
Vereadores e Sindicatos Rurais apelam para o bom senso do Ministério do Trabalho. O pedido refere-se à contratação de mão-de-obra temporária.

Reunião com Secretário Estadual de Segurança apresenta bons resultados.

Câmara de Caxias recebe comitiva do Legislativo de Novo Hamburgo
A comitiva foi recebida na tarde desta quinta-feira (26), pelo Diretor-Geral Idair Moschen. Os vereadores percorreram todos os setores da Casa. O objetivo da visita foi conhecer a estrutura do Poder Legislativo Caxiense. Segundo os vereadores de Novo Hamburgo, a Câmara Municipal de Caxias do Sul é muito bem estruturada, elogiaram principalmente o sistema de informática e o uso de notebooks pelos Vereadores no plenário, o que gera menos desperdício de papel. Estiveram presentes na visita os vereadores Gerson Peteffi/PSDB, o vereador Volnei Campagnoni/PCdoB, a assessora de imprensa Daniele Souza e ainda o ex vereador de Caxias do Sul Alaerte dos Santos. 26/02/2009 Fonte: Câmara de Caxias do Sul
|
Câmara de Vereadores apresenta exposição fotográfica sobre o Japão
Inicia nesta quinta-feira (26), na Câmara de Vereadores, a exposição fotográfica “Japão: contrastes culturais”, do estudante Fabian Tamura. Nascido em Pelotas, Fabian decidiu em julho de 2006 fazer uma viagem ao Japão para conhecer as origens paternas. Lá, fez um curso de fotografia e retornou ao Brasil em dezembro de 2008. “Quando decidi ir para lá, esperava encontrar um país muito desenvolvido, com avançadas tecnologias e com uma cultura diferenciada. Eu encontrei tudo isso e muito mais”, destaca o jovem. Para ele, o que mais chamou a atenção no Japão foi o modo de vida das pessoas. Apesar do desenvolvimento tecnológico e científico, a simplicidade delas era visível. “Eu quis entender o modo como eles viviam, pensavam, porque eles agiam de determinadas maneiras e não de outras. Só assim eu poderia de fato 'viver' o Japão, não como um turista, mas como parte dele”, ressaltou Tamura. A exposição apresenta 48 fotos tiradas nas cidades de Nagoya, Komaki, Nagashima e Iwakura e estará até dia 16 de março no espaço Mário Crosa, na Câmara de Vereadores. Fonte: Câmara Municipal de Vereadores |
26/02/2009 |
Vereadores caxienses levam reivindicações de Caxias ao Secretário Estadual da Segurança Pública.
A comitiva de Vereadores caxienses vai se reunir com o Secretário Estadual da Segurança Pública, Edson de Oliveira Goulart e também com o Comandante Geral da Brigada Militar, Coronel João Carlos Trindade Lopes e o Chefe de Polícia, João Carlos Martins. O encontro foi agendado através do Vereador Daniel Guerra/PSDB e tem como objetivo levar problemas e reivindicações sobre a área da segurança de Caxias etambém da região.
Conforme Daniel, é importante que o staff da segurança do Estado escute e se posicione diante das demandas que serão levadas pelos Vereadores. A insuficiência de viaturas, bem como a liberação de novas viaturas que já foram adquiridas e não estão liberadas por problemas de ordem burocrática, estão entre os assuntos a serem abordados. A Vereadora Geni Peteffi/PMDB sugeriu, em sessão da Câmara, que seja levado o problema de roubos e furtos praticados contra os caminhões de carga.
A Comissão de Direitos Humanos, através da Vereadora Ana Corso/PT, também vai apresentar um relatório de reivindicações das duas Penitenciárias de Caxias, a Regional e a Industrial. Esse relatório é resultado de visitas feitas às Casa Penais na última semana e apresenta pedidos dos apenados, bem como dos agentes penitenciários.
Ainda não está confirmado, mas é provável que autoridades policiais e da Brigada Militar de Caxias, participem da reunião.
26/02/2009 |
25.2.09
Em seu parecer, o prefeito argumenta que já existe legislação estadual regulamentando amplamente a matéria.
Legislativo | 25/02/2009 | 20h46min | Jornal Pioneiro
Vereadores caxienses acatam veto de Sartori sobre cães ferozes
O veto do prefeito José Ivo Sartori (PMDB) ao projeto que propunha maior controle e fiscalização mais severa para cães ferozes no âmbito do município sepultou proposta amplamente discutida por vereadores, entidades representativas e Ministério Público (MP) no ano passado. A posição contrária de Sartori está amparada em parecer jurídico da Procuradoria-Geral do Município (PGM), que alega já existir legislação estadual regulamentando a matéria e decreto assinado pela governadora Yeda Crusius (PSDB) posteriormente à aprovação do projeto na Câmara. Outro argumento é a geração de despesas que o projeto traria à prefeitura, com a contratação de profissionais técnicos como veterinários. As razões de Sartori convenceram inclusive os oposicionistas. Apenas o vereador Pedro Incerti (PDT) votou pela derrubada do veto na sessão de ontem. O pedetista manteve a coerência do seu discurso no passado, já que foi ele o articulador do encaminhamento da preposição na condição de presidente da Comissão da Saúde do Legislativo. Em um primeiro momento, a decisão de Sartori balançou parte da base aliada, que prometia votar pela derrubada do veto. Imediatamente, o secretário-geral de Governo, José Carlos Vanin, atuou como bombeiro. Designado para ser o interlocutor da prefeitura nessa negociação, Vanin foi até o Legislativo na tarde de ontem para se reunir com os parlamentares governistas. Ele prometeu que o governo deve enviar nos próximos meses um projeto sobre a criação do Centro de Zoonose para a Câmara, contemplando a situação de cães ferozes e cachorros e gatos de rua. O secretário esmiuçou as razões do veto do prefeito e saiu convencido de que tinha revertido os votos contrários. Com a polêmica pairando no ar, Sartori recusou-se a comentar o projeto ao ser procurado pelo Pioneiro ontem. Por meio de sua assessoria de imprensa, disse que todas as razões já estavam explícitas no veto. — Já existe legislação estadual regulamentando plenamente essa questão. Compete ao Estado fiscalizar, e ao município já mantém um convênio para isso com Vigilância Sanitária. Teríamos de criar uma estrutura para fiscalizar essa área, gerando despesas para o município. Isso é vício de origem, projeto inconstitucional — reforçou Vanin. O secretário sustenta ainda que o governo estaria criando uma forma de Sistema Único de Saúde (SUS) para cães ferozes, com a contratação de mais servidores. — Estaríamos criando um SUS para esses animais, deixando de contratar assistência e serviços para crianças. A maioria dos criadores e comercializadores desse tipo de animal tem condições de contratar veterinários, cumprir a legislação e fazer a ressocialização desses cães — acrescentou Vanin.
Audiência pública vai discutir Situação de empregados temporários na agricultura. Irregularidades na contratação de mão-de-obra motivaram o encontro.
A Comissão de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul promove Audiência Pública para tratar sobre a contratação de mão-de-obra temporária na agricultura do Município. O objetivo, segundo o Presidente da Comissão Marcos Daneluz/PT, é esclarecer dúvidas e discutir sobre denúncias de irregularidades na contratação dos empregados para a colheita da safra de maçã e de uva. A realização da Audiência será sexta-feira, 27 de fevereiro, às 19 horas, no Plenário Nadyr Rossetti da Câmara de Caxias.
25/02/2009 |
Frizzo critica postura do governo e do Deputado Pepe Vargas sobre projeto do fator previdenciário. Propostas são debatidas.
Conforme o Presidente do Legislativo, Vereador Édio Elói Frizzo, esse discurso do governo federal, para não aprovar o fim do fator previdenciário, é vergonhoso. Na sua opinião a iniciativa desse projeto nem deveria ter sido do Senador Paulo Paim. Quem tinha que mandar esse projeto era o próprio Lula para ser coerente com o seu passado. Frizzo também estendeu suas críticas ao relator do Projeto na Câmara , Deputado Pepe Vargas PT-RS. Lamentavelmente nosso querido Deputado Pepe Vargas também está capitulando nesse assunto. A proposta de retirar 40% dos benefícios dos aposentados é bandidagem.
Rodrigo Beltrão acredita que o governo Lula está preocupado em garantir os benefícios dessa e também das próximas gerações. O governo está tendo responsabilidade, destacou. Ana concordou que nem todas as bandeiras pregadas nas bases sociais estão sendo cumpridas, mas está se buscando o melhor. Não é o ideal. Não, não é. Mas, é o possível, concluiu a Vereadora Ana Corso. FONTE: COMUNICAÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE CAXIAS DO SUL.
25/02/2009 |
24.2.09
Comissão de Direitos Humanos vistoria Penitenciária Industrial. Vereadores ouviram reivindicações de funcionários e de apenados.

Durante a manhã desta sexta-feira (20), a Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança vistoriou a Penitenciária Industrial de Caxias do Sul. A presidente da Comissão Vereadora Ana Corso/PT, os Vereadores Harty Moisés Paese/PDT, Mauro Pereira/PMDB, Daniel Guerra/PSDB, Renato Nunes/PRB e Renato de Oliveira/PC do B percorreram os corredores do Presídio ouvindo as reivindicações dos presos.
“Ficamos apavorados com o que vimos. Não imaginávamos que a situação estaria neste ponto. O presídio hoje abriga 843 presos, enquanto sua capacidade é somente para 292”, ressaltou a Vereadora Ana Corso/PT. O problema da superlotação foi agravado depois que a 1ª Galeria, que abrigava a ala feminina, foi interditada e as apenadas tiveram que ocupar as celas dos presidiários do regime semi-aberto, remanejados em outro espaço.
“Quando falamos em superlotação, as pessoas pensam que isto é uma evidência de que em nossa cidade muitos crimes são cometidos. Mas temos que analisar também que muito desta situação se deve ao fato de vários presos não terem aqui familiares nem recursos para resolverem suas questões judiciárias, e acabam cumprindo uma pena muito maior do que deveriam”, defendeu Harty Paese/PDT.
O Vereador Renato Nunes reforçou que todas as reivindicações, tanto por parte dos apenados quanto pelos funcionários serão levadas ao conhecimento do Secretário Estadual de Segurança, no próximo dia 27. Fonte: Comunicação da Câmara de Caxias do Sul
Alfinetada
20.2.09
Frizzo voltou a defender que o barulho juvenil em frente aos postos não é problema.
CÂMARA
Prefeitura cederá espaço para jovens
19.2.09
Comitiva da Câmara de Gramado visita Legislativo caxiense. Vereadores queriam conhecer a estrutura do prédio e dos serviços.
A visita aconteceu nesta quinta-feira, dia 19 de fevereiro. A comitiva foi recebida pelo Diretor-Geral, Idair Moschen e percorreu todos os setores e gabinetes da Câmara de Caxias do Sul.
Conforme o Presidente, Vereador Jaime Schaumlöffel/PP o Legislativo de Gramado está com um projeto pronto para a construção de uma sede própria e está visitando algumas Câmaras a fim de buscar subsídios para as instalações e estruturação interna do novo prédio. Atualmente, a sede do Poder funciona junto ao prédio da Prefeitura. Ele elogiou a nossa Câmara, com destaque para o nível de informatização, onde todo as proposições legislativas são protocoladas on-line e estão disponíveis à população pela internet. Destacou ainda os serviços de TV Câmara, Taquigrafia e Memorial. Estamos vendo uma Câmara extremamente organizada, de vanguarda pela sua estrutura moderna e funcional, destacou.
Além do Presidente, também vieram os Vereadores Giovani Foss Colorio e Leonildo Noel, todos do PP, além do Assessor de Imprensa, André Aguirre.
19/02/2009 |
Comissão de Diretos Humanos visita Presídio. Entre as principais reivindicações está a necessidade de aumentar o número de funcionários.

A Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança da Câmara Municipal visitou na manhã desta quinta-feira (19), o Presídio Regional localizado no Apanhador. Os Vereadores Ana Corso/PT, Daniel Guerra/PSDB, Renato Nunes/PRB e Renato de Oliveira/PC do B ouviram as reivindicações de apenados e funcionários. Os presos solicitaram maior tempo de exposição ao sol e mencionaram problemas com o uso de uniforme, enquanto os agentes ressaltaram a carência do quadro funcional.
“Acho extremamente positiva a nossa visita, este contato com a direção da penitenciária, sua equipe e com os apenados. É necessário mais agentes, psicólogos e agentes sociais. Levaremos estas questões aos órgãos competentes. Teremos uma Audiência Pública com a Governadora do Estado e o Secretário Estadual da Segurança no próximo dia 27”, mencionou a Presidente da Comissão Vereadora Ana Corso/PT.
O Vereador Daniel Guerra/PSDB também defendeu a importância de serem ouvidos os funcionários da Penitenciária. “O objetivo é estarmos in loco conhecendo as situações não somente dos apenados mas também dos agentes. A gente também tem que ter essa atenção especial para os que servem à Justiça, para que eles também possam ter seus direitos assegurados e garantida sua segurança e de seus familiares”.
Os Vereadores Renato Nunes/PRB e Renato de Oliveira/PC do B enfatizaram a necessidade de se garantir melhores condições de trabalho para a SUSEPE e para a Brigada Militar.
As visitas prosseguem amanhã na Penitenciária Industrial de Caxias do Sul, no período da manhã.
19/02/2009 |
Liga Carnavalesca visita Câmara Municipal. Carnaval Caxiense será comemorado em março.

Durante a Sessão Ordinária desta quarta-feira (18) , a Liga Carnavalesca de Caxias do Sul convidou os Parlamentares e a comunidade caxiense a participarem do Carnaval que será comemorado nos dias 06, 07 e 08 de março. Além disso, o Presidente da Liga, Cassiano Fontana, elogiou o desempenho das escolas de samba nos últimos carnavais. “No ano de 2008 tivemos 3200 figurantes e mais de 35 mil pessoas na praça. Neste ano, esperamos chegar a 4500 figurantes e 50 mil pessoas no centro. Nosso maior patrimônio até agora é que, nestes últimos anos, não houve nenhum tipo de desavença ou brigas. Há cinco anos as escolas estão desenvolvendo um ótimo trabalho”, ressaltou.
A Corte do Carnaval de 2009 é composta pelo Rei Momo Diogo da Rosa, pela Rainha Sábata Machado, pelas Princesas Luciana Viganó e Natiele Araújo, pela Musa Josiane Mello, pelos Sambistas Alice Pereira e Cristiane Fidelis e pela Miss Simpatia Josilene Márcia.
18/02/2009 |
17.2.09
Presidentes do Esporte Clube Juventude e da SER Caxias ocupam Tribuna Livre. Na oportunidade, foi apresentado aos Vereadores, o Projeto Futebol Free.
Os Presidentes do Juventude, Sérgio Florian e do Caxias, Osvaldo Voges, participaram da sessão desta terça-feira, atendendo a um convite formulado pela Vereadora Geni Peteffi (PMDB). Ocupando a tribuna Livre da Câmara de Caxias do Sul Florian e Voges detalharam o Projeto Futebol Free, que visa a captação de recursos para os dois Clubes, aliado ao lazer do trabalhador caxiense. O programa consiste na comercialização de 10 mil lugares por mês, entre os dois estádios, junto às empresas de Caxias do Sul. O custo de cada passaporte, que a empresa repassará aos seus funcionários, é de R$ 30,00. Conforme Florian, esse programa vem sendo desenvolvido há algum tempo e pretende ampliar a participação do povo caxiense nos estádios, assim como incentivar a criação de uma nova geração de torcedores do Juventude e do Caxias. O Presidente do Juventude esclareceu ainda que, uma operadora terceirizada fará toda a gestão do projeto, para dar mais transparência e segurança ao processo. O acordo entre a dupla CA-JU prevê que, dentre os recursos arrecadados, 10 % serão destinados à melhorias de infra-estrutura dos estádios e 2% para o MOCOVI, entidade que vai investir na segurança pública. “O projeto é amplo e vai fortalecer o futebol caxiense, além de permitir que os trabalhadores e familiares, assistam a dupla CA-JU com qualidade, segurança e de forma gratuita”, destacou. Na mesma linha, o Presidente do Caxias, destacou que o projeto é inovador, buscando a união e o fortalecimento dos dois Clubes de Caxias. Conforme Voges, “o Juventude e o Caxias querem levar o nome da cidade adiante, mas precisam do apoio de todos”. A Vereadora Geni destacou que o projeto é ousado, “mas é o caminho de um projeto muito maior, que é o de ver os estádios caxienses cheios e os dois Clubes estruturados”. Os Vereadores Gustavo Toigo, Harty Moisés Paese e Pedro Incerti, da Bancada do PDT, Arlindo Bandeira , Mauro Pereira, Ari Dallegrave e Alaor de Oliveira, da bancada do PMDB, Assis Melo e Renato Oliveira, do PC do B, além de Marcos Daneluz (PT) e Daniel Guerra (PSDB), elogiaram a iniciativa e parabenizaram os dois Clubes por oportunizar à população um projeto de cunho popular e que ao mesmo tempo vai colaborar com o equilíbrio financeiro do Juventude e do Caxias. |
Audiência publica vai discutir Situação de empregados temporários na agricultura. Irregularidades na contratação de mão-de-obra motivaram o encontro.
A Comissão de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul promove Audiência Pública para tratar sobre a contratação de mão-de-obra temporária na agricultura do Município. O objetivo, segundo o Presidente da Comissão Marcos Daneluz/PT, é esclarecer dúvidas e discutir sobre denúncias de irregularidades na contratação dos empregados para a colheita da safra de maçã e de uva. A realização da Audiência será sexta-feira, 27 de fevereiro, às 19 horas, no Plenário Nadyr Rossetti da Câmara de Caxias. |
16/02/2009 |
16.2.09
Dia de vindima

14.2.09
Câmara terá painel de Segalla
LEGISLATIVO
Câmara terá painel de Segalla
13.2.09
TV Câmara entra em nova fase

LEGISLATIVO
TV Câmara entra em nova fase
10.2.09
5ª DELEGACIA DE POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL - RESULTADOS OPERACIONAIS

9.2.09
Caxias do Sul tem 65 bairros oficializados
Lei Ordinária 6.928 delimita todos os bairros da cidade. As vidas das famílias caxienses não ficam restritas as suas residências. Todos os cidadãos convivem com os vizinhos de rua, do bairro e interagem nas regiões que habitam formando grandes comunidades. A cidade de Caxias do Sul é o resultado dessa fusão, e os bairros devem ser pensados como locais de preservação da identidade cultural e afetiva. Com o propósito de colaborar para a organização dos moradores e assim fazer com que planos possam ser formulados, o Projeto de Lei n° 143/2008 foi aprovado, ainda dezembro do ano passado, com a finalidade de delimitar os bairos do Município. A importância da Lei Ordinária n° 6.928 está na organização territorial da cidade. Essa organização, por sua vez, possibilita o planejamento urbano e territorial e, sobretudo, contribui com o processo de descentralização e de uma gestão abrangente e democrática. Confira abaixo quais são os 65 bairros oficiais de nosso Município:
|
09/02/2009 |
8.2.09
Câmara de Vereadores é convidada para assumir vice-presidência da Festa da Uva.
O presidente da Câmara de Vereadores, Edio Elói Frizzo/PSB, recebeu o Presidente da Festas da Uva e da Comissão Comunitária, Gelson Palavro, que trouxe o convite para que o Poder Legislativo assuma uma das duas vice presidências da festa. O convite foi aceito por Frizzo que declarou: “A participação do Poder Legislativo na Festa da Uva de 2010 quando se comemora os 100 anos da cidade e da chegada do trem, os 120 de emancipação política e os 135 anos da imigração italiana é motivo de muita alegria”.
|
5.2.09
Vereador Elói Frizzo diz que lei aprovada foi eficiente.

Frizzo complementou avaliando que a ocupação da Rua Alfredo Chaves não tem relação só com o posto de combustível. “Acho que é uma ocupação cultural. Assim como existem espaços em Porto Alegre, como por exemplo na volta do Parque da Redenção. Isso é cultural e quem mora na cidade está sujeito a isso, não é a mesma coisa que morar no campo. Os jovens escolhem “points” como eles falam. Esses locais vão se alternando, hoje é na Alfredo Chaves, no passado já foi na perimetral e vai mudando. Som alto e barulho têm em igrejas, independente da religião. Nos salãos dos bairros, quando fazem festas. Disseram que somos reacionários, querendo proibir, mas muito pelo contrário. Nós queremos que os jovens convivam em locais sadios e próprios para se divertirem.” Concluindo o discurso o parlamentar disse que irá sugerir ao Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Felipe Gremelmaier, que se criem mais locais para os jovens conviver: “Com a criação de novos espaços quem sabe poderemos ajudar os jovens a se defenderem de uma exposição nociva ao tráfico drogas”.
3.2.09
Começa o ano na Câmara
LEGISLATIVO CAXIENSE
Começa o ano na Câmara
Primeira sessão ordinária da nova legislatura será às 17h de hoje
Caxias do Sul – O ano legislativo caxiense começa às 17h, com a primeira sessão ordinária de 2009. Quem assistiu às sessões da comissão representativa que atuou durante o recesso parlamentar, em janeiro, notou uma das principais mudanças no plenário: a renovação de metade dos parlamentares. Nove dos 17 vereadores desta legislatura estão exercendo o primeiro mandato. Mesmo sem poder apresentar ou votar projetos nesse período, os jovens e estreantes Daniel Guerra (PSDB), Denise Pessôa (PT) e Rodrigo Beltrão (PT), por exemplo, procuraram mostrar trabalho com discursos incisivos e até contrários à sua base, como foi o caso do tucano. – Eles vêm cheios de gás, e isso é bom – avalia o presidente da Casa, Edio Elói Frizzo (PSB). O presidente antecipa que o ano será marcado por revisões de leis. Frizzo pretende instalar uma comissão para revisar a Lei Orgânica. A ideia é desfiar e tecer novamente a colcha de retalhos que a legislação se tornou durante os últimos 19 anos. Além de transformar emendas em artigos, a comissão também deverá adequar o texto à Constituição. De acordo com Frizzo, também devem ser revistos os códigos de Posturas e o de Obras: – Para outras coisas, como a revisão do Código Tributário, vamos precisar do pedido do Executivo. O chefe de Gabinete do governo José Ivo Sartori (PMDB), Edson Néspolo, diz que a secretaria de Receita Municipal e a de Gestão e Finanças estudam mudanças na tributação, mas não soube informar quando serão encaminhadas para a apreciação dos vereadores. – Além disso, vamos precisar de autorizações para desapropriações quando vierem obras como as de construção das estações de transbordo para melhorar o transporte coletivo – adianta Néspolo. A melhoria do transporte urbano e do trânsito do Centro é uma das preocupações de Marcos Daneluz, líder do PT, a principal bancada de oposição na Câmara. Ele diz que, em função dos congestionamentos, o projeto de descentralização dos serviços públicos será importante matéria. Daneluz também cita a criação do Centro de Controle de Zoonoses e de mais vagas em creches. – Devemos discutir também a legislação para evitar o barulho à noite nas imediações dos postos de combustíveis. Aprovamos lei sobre isso e melhorou muito, mas ainda existe problemas. Vamos ter que debater mais a respeito – conclui. joao.machado@pioneiro.com
JOÃO HENRIQUE MACHADOA experiência do presidente
Série mostra o que pensam os vereadores da nova legislatura.
Caxias do Sul – Iniciando seu quarto mandato como vereador, Edio Elói Frizzo (PSB) parece estar confortável na cadeira de presidente da Câmara caxiense, cargo que ocupou em 2008. O advogado e professor de História de 53 anos fala em temas estruturais e administrativos quando perguntado sobre os principais trabalhos a que se dedicará este ano. Sua primeira grande tarefa será criar uma comissão especial para revisar a Lei Orgânica do município. – Temos que fazer o feijão com arroz, que é cuidar do cotidiano da comunidade, mas precisamos revisar a Lei Orgânica com urgência. Acho que dá para terminar esse trabalho ainda este ano – projeta o socialista. Reeleito com 3.334 votos, Frizzo acredita que seja fundamental começar, ainda em 2009, um processo para reativar o Parlamento regional, um fórum que já reuniu vereadores de toda a região. Segundo o parlamentar, temas como saneamento, transporte e saúde, entre outros, necessitam de uma análise conjunta. – Caxias do Sul deve assumir seu caráter de líder regional e puxar a discussão – argumenta. Voltando aos temas administrativos, Frizzo também acredita ser importante fazer mais duas revisões, essas com o apoio do Executivo: a do Código Tributário e a do Código de Obras. Confira as ideias de Frizzo no quadro abaixo. joao.machado@pioneiro.com
JOÃO HENRIQUE MACHADOGargalos no trânsito |
- O prefeito Sartori deu o pontapé inicial (para a melhoria no trânsito) com a construção do viaduto (na rótula Nelson Bazei). Caxias não tem mais como fugir de grandes obras estruturais, como viadutos. Também é necessária uma campanha radical de educação no trânsito. |
Pedágio na Rota do Sol |
- Sou favorável à instalação de um pedágio comunitário antes que coloquem um privado. Mas antes é preciso instalar balanças. Com os caminhões que passam por lá, logo vamos estar discutindo os buracos da Rota do Sol de novo. |
Como combater o crack |
- Temos que tirar o medo da população de denunciar. Também é preciso que a Polícia Civil e a Brigada Militar se entendam. |
O déficit habitacional |
- A prefeitura está tocando quatro novos loteamentos, tem dinheiro na Caixa, tem recursos. É preciso investir em lotes e condomínios populares e recuperar o tempo perdido. |
A falta de vagas nas creches |
- O município faz o que pode. Logo serão inauguradas mais três creches. E o problema não é só construir, mas dar a estrutura, com material e professores. A Câmara fez sua parte em 2008, doando o excedente para a construção de uma creche. |
O monopólio da Visate |
- Acho que a Visate presta um bom serviço. Isso vai pautar a Câmara no ano que vem. Mas acho que seria bom ampliar o número de ônibus em horários de pico. É uma falsa ideia a de que a quebra do monopólio melhora o serviço e o preço. |
A criação do Centro de Controle |
de Zoonoses |
- Sou totalmente favorável. Eu propus isso quando fui secretário do Meio Ambiente (de 2000 a 2002). Claro que isso tem que ser negociado com a Soama para não haver uma oposição. |
Baderna no entorno de postos |
de combustíveis |
- É preciso uma ação forte do poder público, envolvendo Brigada Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal... Aliás, é para haver esse tipo de integração que foi criada a Secretaria de Segurança. Bastará guinchar 10 ou 12 carros que estão com som alto que nunca mais vamos ter problemas. |
O aeroporto regional |
- Ainda este ano tem que ser iniciadas as desapropriações em Vila Oliva. Ficar discutindo sobre outra área é perda de tempo. |
2.2.09
Câmara encaminha carta ao Delegado Regional de Caxias.
A Câmara de Vereadores enviou ofício ao Delegado Regional de Polícia, Paulo Roberto da Rosa, solicitando ação enérgica e de compartilhamento com os demais órgãos de segurança pública (Polícia Federal e Brigada Militar) para a solução de dezenas de casos de roubos de caminhões em Caxias do Sul.
No documento são apresentados os seguintes argumentos: levando em consideração que na audiência pública realizada, no dia 28 de maio de 2008, no Plenário da Câmara, onde estiveram presentes o Delegado Paduano, da DEFREC, o Coronel Jones Calixto, Comandante do CRPO - Serra, o Delegado Noerci Melo, da Polícia Federal, a Promotora Fernanda Weiand e foram definidas algumas ações para possibilitar a prisão do chefe da quadrilha, a localização e o resgate dos caminhões roubados; e foi prometido ainda o acionamento da Secretaria de Segurança do Estado de Santa Catarina. Pede-se agora a recuperação dos veículos já que é sabido que os receptadores estão em Rondonópolis (MT).
O ofício teve origem nas cobranças feitas em Plenário pela Vereadora Geni Peteffi/PMDB, que solicitou a elaboração desta carta como forma de auxiliar as vítimas que atravessam dificuldades financeiras, sem a possibilidade de trabalho e com as prestações dos caminhões para pagar.