24.8.07

NOVO PLANO DIRETOR VAI A PLENÁRIO NESTA SEMANA






Novo Plano Diretor vai a plenário nesta semana
Depois de dez meses de estudo onde houve quatro audiências públicas, mais de 100 contribuições do projeto original vindo do executivo em setembro de 2006, o novo Plano Diretor de Caxias, será enviado ao plenário para ser debatido e votado. Segundo o vereador Édio Elói Frizzo (PPS) Presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação, o novo plano muda todo o critério do plano anterior no ponto de vista do zoneamento. O PDC foi discutido pela Comissão presidida por Frizzo nestes últimos 30 dias.
Aeroporto e Rede Ferroviária e arroios estão incluídos na zona do setores especiais
Frizzo destaca que as mais de 100 contribuições ao projeto original, elaborado no executivo, vieram todas da comunidade e elas basicamente tratam das questões de ajustes nos zoneamentos da cidade, no perímetro urbano e princípios e diretrizes.
Novidade
A maior novidade do Plano Diretor Caxias, segundo Frizzo, retorna ao espírito do Plano de 1972, alterado em 1978, é a questão do novo zoneamento. Pelo Plano Físico de 1996 havia apenas quatro zonas, as da água, habitação, industrial e encostas.
Zonas especiais
Agora são 12., São a zonas especiais, zonas de ocupação, zonas controladas, que substituem a de encostas, as zonas de interesse turístico, as zonas de produção industrial, as zonas de expansão urbana, zonas de mineração, zonas de interesse ambiental.
Plano projeta construção do 3º anel perimetral
A zona dos setores especiais abrange a Rede Ferroviária, O Quartel do 3º Grupo de Artilharia Antiaérea, Universidade de Caxias do Sul, Festa da Uva, Aeroporto Regional, Centro Histórico, Estádio Alfredo Jaconi e Estádio Centenário. Segundo Frizzo, estes locais terão um ordenamento específico através de legislação ordinária.
Regramento
Cada zona tem um regramento específico, especialmente as de edificações. A regra geral para área central foi manter o índice 2.4, o que muda são as áreas de ampliação do perímetro, cujos índices ficam entre 1.0 e 1.2 . Com o novo Plano atingem os limites com os municípios de Flores da Cunha e Farroupilha.
Ambiental
O novo Plano define também as zonas de interesse ambiental. São sete zonas.
1 - Arroio Sepultura ao Rio das Antas. 2 - Rio das Antas a Arroio Franceschetti. 3 - Arroio Franceschetti ao Arroio Faxinal. 4 - Parque Ecológico do Faxinal. 5 - Arroio Viganó ao Rio Caí. 6 -Arroio Cavalhadas ao Rio Piaí 7 - Arroio Pinhal.
Perimetral
Segundo Frizzo, outra obra importante dentro do novo Plano Diretor de Caxias, é a previsão da construção do Terceiro Anel Perimetral, cujo traçado começa atrás do bairro Cruzeiro, passa pela BR-116, ligando a Rota do Sol no sentido Fazenda Souza, passando ainda por cima de Galópolis ligando a RS/122.