30.3.10

Frizzo entrega ao Prefeito importantes documentos históricos do Município

Entre eles a Primeira Lei Orgânica de Caxias do Sul.
Foto: Fabian Tamura

O Vereador Edio Elói Frizzo/PSB, que também atua no Arquivo Histórico Municipal, entregou ao Prefeito de Caxias do Sul, José Ivo Sartori e ao Secretário da Cultura Antônio Feldman a primeira Lei Orgânica do Município. O documento pertencia a Heloísa Delia Eberle Bergamaschi e data de 12 de outubro de 1892. Além deste, também foram entregues uma coleção de periódicos, composto por 332 jornais. Estes, pertencentes a Julio João Eberle.
O trabalho de Frizzo foi realizado em conjunto com Liliana Alberti Henrichs, que definiu ser um momento importante, pois é a memória da cidade que está sendo resgatada com esses documentos históricos. Frizzo diz que acredita na importância dos documentos como fonte de pesquisa e patrimônio cultural para Caxias do Sul. O Prefeito josé Ivo Sartori elogiou a iniciativa e leu parte da documentação. Assim a população pode ter um maior conhecimento histórico cultural de onde vivem, salientou Sartori.
Dentre os jornais, constam desde os anos de 1898 até 1923. Periódicos como o Jornal II Colono Italiano, O Cosmopolita, o Caxiense, O Brazil, entre outros. Os documentos serão guardados e conservados, através do Arquivo Histórico municipal João Spadari Adami. Serão colocados a disposição da comunidade em geral após o devido tratamento técnico.
30/03/2010  | Assessoria de Comunicação Câmara de Vereadores de Caxias do Sul