12.10.11

Frizzo reabre os debates sobre a penitenciária regional

Audiência com o secretário da Segurança está marcada para 21 de outubro.
As recentes manchetes na imprensa, sobre o presídio do Apanhador, foram tema de debate na sessão ordinária desta terça-feira (11/10). O vereador Elói Frizzo/PSB provocou as discussões. Demandou uma ação do governo estadual para resolver os problemas internos da instituição, que sofrem com a falta de autoridade dos servidores que ali trabalham, onde os detentos assumiram o comando da penitenciária.
Na oportunidade, a vereadora Denise Pessôa/PT, presidente da Comissão de Direitos Humanos, convidou os parlamentares para audiência com o secretário estadual da Segurança Pública, Airton Michels, no próximo dia 21 de outubro (uma sexta-feira), em Porto Alegre.
O vereador Gustavo Toigo/PDT abordou o tema sobre outra direção. Afirmou que o episódio não é um demérito para o município, mas para as autoridades encarregadas. O vereador Alaor de Oliveira/PMDB destacou que o sistema prisional, no Brasil, se tornou uma escola do crime, e de que a solução não está no número de presídios, mas no sistema aplicado, sustentando que os detentos deveriam ser usados como mão de obra, em projetos do governo.
Para a vereadora Ana Corso/PT, a penitenciária do Apanhador tem passado por problemas internos e de infraestrutura, desde a sua inauguração. Culpou a empreiteira encarregada do serviço. Informou que, em média, no Brasil, uma vaga de presídio custa de R$ 30 mil a R$ 60 mil.
Enquanto isso, o vereador Ari Dallegrave/PMDB sustentou que o mandato atual, independente da sigla, deve tomar providências com relação à segurança do presídio.
Fonte: 11/10/2011 20:50 Assessoria de Comunicação Câmara de Vereadores de Caxias do Sul