4.10.11

Frizzo pede a retomada da Secretaria de Serviços Públicos Urbanos

Para ele, a medida daria ao Centro gestão mais ágil e humanizada.
Foto: Diego Netto
A reinstalação da Secretaria Municipal de Serviços Públicos Urbanos, em Caxias do Sul, foi sugerida pelo vereador Elói Frizzo/PSB. Desde a tribuna, na sessão ordinária desta terça-feira (27), ele disse que a medida tornaria a região da central mais ágil e humanizada. O assunto partiu do descontentamento do parlamentar quanto à manutenção de calçadas, jardins, parques e praças. A cargo da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, as atividades, segundo Frizzo, encontram dificuldades de atendimento por conta de falta de pessoal e de fiscalização.
Ele aproveitou para elogiar matérias tratando do assunto, publicadas nas últimas edições diárias do jornal Pioneiro. As calçadas poderiam ser ampliadas, desde a Rua Garibaldi até a Rua Feijó Júnior, comentou.
Para o vereador Vinicius Ribeiro/PDT, existe desafio cultural. Criticou o fato de parcela da comunidade acreditar não ser necessário investir no Centro, já que outras regiões demandariam por escolas, creches e outros serviços urbanos. Apontam, também, para a necessidade de regulamentação da publicidade em Caxias. Quanto ao último item, Frizzo acrescentou que a medida melhoraria a visualização de patrimônios históricos.
Conforme o vereador Alaor de Oliveira/PMDB, Caxias deveria seguir o exemplo da Avenida Atlântica, no Rio de Janeiro. Afirmou que, naquela localidade, alguns trechos são fechados em finais de tarde, por meio de correntes, transformando o espaço em calçadão. Sugeriu que, na Avenida Júlio de Castilhos, acontecesse o mesmo, a fim de proporcionar à comunidade um grande shopping a céu aberto.
A vereadora Ana Corso/PT salientou que o centro assume-se como o cartão de visitas da cidade. Disse que, em anos anteriores, chegou a ocorrer a revitalização de partes da região. Citou que, agora, tem observado casos de depredação em praças públicas.
De acordo com o vereador Gustavo Toigo/PDT, a maioria da população converge para o Centro. Mencionou o transporte público, bancos e comércio em geral. Discordou, no entanto, da classificação de que a área esteja degradada. Defendeu iniciativas para impedir que se chegue a esse quadro. Para Ari Dallegrave/PMDB, é preciso evitar o esvaziamento da região central.
27/09/2011 21:05 Assessoria de Comunicação Câmara de Vereadores de Caxias do Sul