12.10.11

FRIZZO DESTACOU DIFICULDADES PARA RETORNAR DE PORTO ALEGRE

Fonte: Jornal Pioneiro: 12/10/2011 N° 11189 - RODOVIA DA SERRA
Atenção especial a estudo.
Previsão é de que licitação para levantamento saia até o final do ano.
Porto Alegre – A chamada Rodovia da Serra mobilizou ontem representantes dos governos estadual e federal e da Assembleia para apressar a realização de estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental para a sua execução. Sinal de que está sendo tratada com atenção pelo Estado como alternativa viável para desafogar a malha viária na Região Metropolitana, especialmente a BR-116. Em audiência pela manhã na Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística, o secretário Beto Albuquerque, o presidente da Assembleia, Adão Villaverde (PT), e o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Vladimir Casa, formalizaram o primeiro passo para a contratação do estudo. A Rodovia da Serra é o prolongamento da BR-448, a chamada Rodovia do Parque, até a RS-240, em Portão. O presidente da Assembleia derramou-se em argumentos sobre a importância da Rodovia da Serra:
– Nós achamos que esta obra tem uma enorme envergadura do ponto de vista da mobilidade metropolitana, pois talvez ela seja de fato a obra que vai descongestionar de forma significativa a BR-116, uma vez que ela pega um trecho que vai de Portão a Scharlau e praticamente todo o trecho entre Scharlau e Porto Alegre. Se essa obra se concretizar de fato, e essa é a nossa expectativa, a Região Metropolitana da Capital terá um acesso à Serra, e vice-versa, bem menos congestionado em relação ao que temos hoje.
Dependendo do horário, salientou Villaverde, quem vem de Caxias e Bento Gonçalves até Porto Alegre leva até quatro horas no deslocamento. Esse duração prolongada da viagem foi atestada na sessão de ontem da Câmara de Caxias pelos vereadores Edio Elói Frizzo (PSB) e Vinicius Ribeiro (PDT).
Segundo Casa, a superintendência regional do Dnit aguarda apenas o despacho oficial do Ministério dos Transportes para dar início ao processo, que será seguido de lançamento de edital para licitação dos estudos e, após, de licenciamento ambiental e projeto de engenharia.
O secretário Beto fará, a partir de hoje, contatos com o ministro Paulo Sérgio Passos para que o despacho formal do pedido para realização do estudo seja encaminhado à superintendência regional do Dnit no RS. Assim, o órgão poderá instalá-lo tecnicamente. Na opinião do secretário, o prolongamento da BR-448 até a RS-240 deverá resolver pelo menos metade dos problemas atuais de engarrafamento da BR-116.
– São 17 km a mais, uma obra bem mais barata, pois o solo é muito diferente – destacou Albuquerque.
Casa projeta a licitação dos estudos até o final do ano, com assinatura do contrato no máximo no começo de 2012.
– A partir daí, teremos condições de encaminharmos o licenciamento ambiental e o projeto de engenharia propriamente dito – afirmou o superintendente do Dnit.
Ministro
A ideia da Rodovia da Serra já foi chancelada pelo ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, na visita de sexta-feira passada ao Estado, quando sobrevoou a área onde ela será construída.