28.10.09

Rubens Candeia é Cidadão Caxiense

Homenageado relata os 88 anos de existência


Rubens Candeia recebeu o título de Cidadão Caxiense na noite desta terça-feira (27) em Sessão Solene no plenário da Casa. A homenagem, proposta pelos Vereadores Pedro Incerti/PDT e Rodrigo Beltrão/PT buscou reconhecer o trabalho realizado por ele, que há 37 anos se veste de Papai Noel em época de Natal, para levar alegria a milhares de crianças de diversas comunidades da cidade.
Em nome do Poder Legislativo, o Vereador Rodrigo Beltrão/PT enalteceu o trabalho do homenageado. Sinto viva a força da justiça, de estarmos fazendo uma justíssima homenagem àquele que é o mais simples, mais que tem a trajetória mais rica. Beltrão destacou a atuação de Candeia no tradicionalismo, no Sindicato dos Reunidos e salientou o trabalho social. Praticou o bem através da ação.
O homenageado da noite, Rubens Candeia, em um emocionante discurso contou um pouco do histórico da sua vida de 88 anos de idade. Veio de Lagoa Vermelha e permaneceu 61 anos em Caxias do Sul. Há 37, representa o Papai Noel. Ele contou que não foi a escola, mas que aprendeu a ser um homem de honra e conquista ao longo da vida. Hoje sou homenageado pelos vereadores que representam o povo. Sempre quero contribuir de alguma forma para o crescimento dessa cidade. Se eu pudesse dar conselho é de que nunca devemos perder a esperança de alcançar o que se quer.
O grande amigo do homenageado e da família Francisco Kury também pronunciou-se. Podemos nos perguntar porque alguém recebe o título. Ser cidadão é fácil mas, ser reconhecido entre todos como um grande cidadão não é fácil. A sua simplicidade é aquela que nós quase não temos mais.
A ocasião foi abençoada pelo Padre Mário Pedrotti. Elogiou Candeia, dizendo ser um homem simples e humilde. O que hoje se semeia amanhã se colhe. O senhor semeou amor, simpatia, alegria para crianças, fé. Hoje colhe da vida.
O Secretário do Turismo Jaison Barbosa falou em nome do Poder Executivo. O seu espírito é muito jovem, emoção e sensibilidade são oriundas de quem é humano. Faz falta a solidariedade. Jaison Barbosa presenteou Rubens Candeia com o livro 'Locatelli no Brasil' de Luis Ernesto Brambatti.
Edio Elói Frizzo/PSB disse que com simplicidade é possível fazer justiça. Candeia é uma pessoa diferenciada na cidade, pois faz a diferença em Caxias.