29.10.09

Primeira Conferência Nacional de Comunicação é realizada na Câmara de Vereadores

Etapa é preparatória para a Estadual e a Nacional ainda neste ano


Na primeira Conferência Nacional de Comunicação na Câmara de Vereadores em Caxias do Sul, foram apresentados três painéis sobre o assunto. O Presidente da Casa, Edio Elói Frizzo/PSB, diz que a expectativa é a de contribuir para estabelecer um debate saudável com democracia. Eu penso e tenho uma visão crítica de que hoje vivemos no Brasil e vários países do mundo, uma certa ditadura da mídia, de modo a conduzir o pensamento da população. Se fizermos com que se democratize os meios, será melhor.
Representando o Executivo, o chefe de gabinete Edson Néspolo, acredita que as conferências transformam a realidade. Ele relembrou a Conferência das Cidades, em que a partir dela, foi elaborado um novo e melhor Plano Diretor para Caxias.
Assim deve ser com essa Conferência também. Sabemos que temos meio de comunicação que servem para massa de manobra e não é isso que se busca. Essa democracia verdadeira passa muito por meios que expressem a verdade.
Entre os painelistas, o Professor Dr. Álvaro Benevenuto Jr. Ele falou sobre a forma de produção dos conteúdos de comunicação. Fez um breve histórico a partir da chegada da TV no Brasil em 1950. Ele informa que foi onde ficou demarcada a possibilidade de uma comunicação imediata e ao vivo. E em 1960 percebe-se um movimento forte das verbas de publicidade, não somente em rádios e jornais, mas demarcando a televisão. Ele ainda diz que os meios de comunicação tem que operar dentro do respeito e da responsabilidade do emissor da idéia, assumindo a autoria. O ambiente de comunicação é reconhecido como espaço público. A sociedade é responsável em estar atenta a como financiar as ações anti-éticas. Álvaro diz que quando falamos de convergência digital, falamos que a produção dos conteúdos deve estar sob o olhar de quem vai utilizar.
Outro ponto apresentado na Conferência, foi a forma de distribuição dos impressos. O Jornalista Clomar Porto diz que é uma grande conquista a existência da conferência. Qualquer sociedade democrática é preciso que avance a comunicação.
O Jornalista Paulo Cancian, relatou um pouco de seus 40 anos de atividade que contribuiu para o debate.
O Empresário Oli Paz da Costa, afirma que com o advento da TV digital, teremos mais de dois mil canais de TV com esse novo mercado. Iremos precisar de novos profissionais, além dos jornalistas, como editores e cinegrafistas. Basicamente os meios de distribuição será através de banda larga. O importante é ter um regramento para que isso funcione de maneira democrática.
O público da conferência contou também com a participação da Psicóloga Ivarlete Gruimarães França que diz que os meios de comunicação devem ser veículos de educação na nossa sociedade. O professor e advogado José Ferreira Machado, afirma que não podemos perder o nosso direito a indignação.
A conferência encerrou os painéis ainda pela manhã e durante a tarde serão discutidos os assuntos dos painelistas. Por fim essas propostas serão apresentadas ao público.
Representando a Central Única dos Trabalhadores, Rose Brogliato informa que a Conferência estadual será realizada nos dias 17 e 18 de novembro em Porto Alegre. E a Conferência Nacional de Comunicação, em Brasília entre os dias 14 e 17 de dezembro.