29.10.09

Escola de Educação Profissional em Saúde do Hospital Pompéia completa 20 anos

Câmara de Vereadores homenageia entidade


Na noite desta quarta-feira (28), a Escola de Educação Profissional em Saúde do Hospital Pompéia recebeu uma homenagem pelos 20 anos de existência. Oficialmente a data do aniversário da entidade é 19 de agosto de 2009.
O Vereador Alaor de Oliveira/PMDB, proponente da homenagem, relatou um pouco sobre o histórico da Escola. Falou ainda que é a mais importante escola de educação profissional do nosso município. Graças a qualidade a procura pelos cursos foi crescendo cada vez mais. O desafio é atender a especialização técnica para hospitais que vivem os avanços da medicina. Alaor diz que a escola possibilita aos enfermeiros ganhar qualificação profissional, pois cada vez existem mercados mais competitivos.
No seu discurso, o Superintendente Geral do Hospital Pompéia Francisco Soares Ferrer, disse que a escola nasceu com um objetivo claro, o de profissionalizar e qualificar. Ferrer informa que o projeto para os próximos cinco anos é o de tornar a escola em ensino superior. A missão da escola está alinhada com a missão institucional. O mais importante é o amor ao próximo e o atendimento aos mais necessitados, é construir uma sociedade mais fraterna, digna e humana. Hoje temos o orgulho de afirmar que boa parte do quadro de funcionários do hospital vem da escola. É a escola formando o hospital atendendo.
A Secretária Municipal da Saúde, Maria do Rosário Antoniazzi, diz que é perceptível a importância do ato médico, mas também a necessidade das equipes de enfermagem. A escola retrata a solidariedade acima de tudo. A minha melhor homenagem pra escola é o agradecimento público sobre o que recebemos de vocês todos esses anos. Me sinto recebendo um presente do Prefeito Sartori estando aqui nesta noite.
O desafio da Escola é atender a necessidade da formação técnica, de especialização e aprimoramento na área da saúde para hospitais e entidades que vivem os avanços da medicina a passos largos com as novas tecnologias de tratamento, bem como de nível ambulatorial. Este espírito de inovação e acompanhamento das técnicas de tratamento à saúde diferenciou a Escola que hoje é, a exemplo do Hospital Pompéia, uma referência em Caxias do Sul e região na formação de técnicos de enfermagem.
Com base nas tendências de mercado a Escola Profissional em Saúde do Hospital Pompéia formou nos últimos dez anos 2.748 profissionais capacitados para ir ao encontro de um mercado de trabalho dinâmico e competitivo.
Atualmente a Escola tem um corpo docente com dezesseis profissionais, sendo professores de Ensino Técnico em Enfermagem, Enfermeiros e do Curso Técnico em Nutrição, Nutricionista, com graduação e licenciatura para docência.