23.10.09

Círculo Operário comemora 75 anos

Solenidade destaca trabalhos sociais realizados pela instituição

O aniversário de 75 anos do Círculo Operário Caxiense foi comemorado em uma Sessão Solene, realizada na Câmara de Vereadores. Compuseram a Mesa o presidente do Legislativo Caxiense, vereador Elói Frizzo/PSB, o superintendente executivo do Círculo, Roberto Toigo, o presidente do Conselho de Administração da entidade, Nelson Sbabo, a deputada estadual Marisa Formolo/PT, a secretária Municipal de Saúde, Maria do Rosário Antoniazzi e o vereador Alaor de Oliveira/PMDB.
Proponente da homenagem, o Vereador Mauro Pereira/PMDB falou em nome da Casa, destacando a importância do Círculo Operário para Caxias do Sul. Segundo ele, os serviços da entidade são de suma importância para o município, pois oferecem qualidade e boa estrutura. A saúde, a educação e a solidariedade são as marcas do Círculo. Espero que seus trabalhos continuem sendo dedicados à solidariedade, pois ela é também saúde para a alma e para o espírito.
O Superintendente Executivo do Círculo, Roberto Toigo, destacou que a entidade percorreu uma longa caminhada. Não perdemos nossa identidade, procuramos ampliar o legado que recebemos. A nossa responsabilidade ainda é imensa. Temos que dar respostas com qualidade para as demandas que nos chegam contribuindo para o fortalecimento da saúde em nossa comunidade.
A historiadora Regiane Linck, autora do livro 'Círculo: uma trajetória de conquistas e realizações', usou a tribuna para falar de um trabalho de resgate da história da instituição, realizado por meio de um memorial. Segundo ela, o objetivo é reunir e organizar documentos para revelar a história da instituição. Resgatamos inclusive fotos, informativos e anotações pessoais que revelam a transformação do Círculo, uma entidade que acompanhou mudanças no mundo do trabalho e se consolidou com uma gestão contemporânea e eficiente.
A Deputada Marisa Formolo/PT salientou que o surgimento do Círculo foi em um momento que a história evidencia Caxias se desenvolvendo como uma cidade urbana e industrial. Dentro de uma política da Igreja se instalou esse núcleo, porque não havia atenção pública na saúde. O Círculo foi se transformando numa empresa de saúde, crescendo nos seus fins e na área da educação.
Em nome do Poder Executivo Municipal, Maria do Rosário Antoniazzi frisou que o atendimento à saúde é fundamental e necessário à toda sociedade. Segundo ela, o Círculo cumpriu, no início de seus trabalhos, um papel que o poder público não conseguia atender. Hoje, o serviço público de saúde busca atender as necessidades da sociedade. O Círculo aparece como um parceiro e dá a sua contribuição para um segmento que não precisa recorrer ao serviço público, ainda que este seja um direito universal.
A Câmara de Vereadores, por meio de seu Presidente, recebeu um exemplar da obra da historiadora Regiane. O Vereador Frizzo destacou que a obra será encaminhada ao Centro de Memória da Casa. Ainda durante a solenidade foi entregue pela Câmara uma placa em homenagem ao Círculo.