22.10.09

Associação Caxiense de Teatro é homenageada na Câmara

Entidade completa 20 anos de contribuição artística e cultural

A Associação Caxiense de Teatro/ACAT foi homenageada durante a Sessão desta quarta-feira (21). A ACAT, que completou 20 anos de atuação em 20 de julho deste ano, é uma entidade que contribuiu com o desenvolvimento de manifestações artísticas e culturais, principalmente por meio do teatro.
O proponente da homenagem, Vereador Rodrigo Beltrão/PT, destacou a época em que a associação iniciou os trabalhos na cidade. Surgiu num cenário em que vivíamos uma ressaca pós ditadura. O Cine Ópera foi derrubado porque não se tinha o pensamento de que a arte e a cultura são um direito fundamental. Faz parte da essência do ser humano. O Vereador lembrou ações da ACAT como a busca de recursos para reforma do Teatro Pedro Parenti na Casa da Cultura e o engajamento na construção do Centro de Cultura Ordovás Filho. A ACAT chega aos seus 20 anos com toral vitalidade.
Representando a ACAT, Justina Andrighetti afirmou que a associação vem marcando presença. A ACAT surgiu por causa das necessidades artísticas. Era importante ter uma entidade que defendesse os interesses comuns dos artistas. Justina lembrou das dificuldades da época. Reivindicávamos espaço para as apresentações e reivindicávamos um Teatro Municipal. Hoje, reivindicamos a mesma coisa. Queremos representar o teatro na sua essência.
O ator, poeta e escritor José de Oliveira Luiz, conhecido como Zé do Rio, disse que há dificuldade em levar as pessoas ao teatro. É mais fácil construir teatro nessa cidade do que levar as pessoas ao teatro. Pouca gente vai ao teatro, faz teatro, lê teatro, essas coisas não fazem parte do cardápio porque as pessoas não sentem falta do que não tiveram. Teatro é bom para o palco e bom para a vida.
Em nome do Poder Executivo, o Secretário da Cultura Antonio Feldmann lembrou quando Caxias instituía a Casa da Cultura, há 27 anos, citando as dificuldades do Poder Executivo para investir na obra. A Prefeitura ter que justificar perante as comunidades um investimento em arte, enquanto a realidade de muitos bairros era não ter pavimentação. Uma entidade com fins culturais conseguir se manter por 20 anos já é por si, digna de ser apoiada. Feldmann citou investimentos da Prefeitura como a construção do Teatro do Moinho da Estação.