5.3.09

Câmara presta homenagem as mulheres. Vereadora Denise assume Presidência da Câmara pela primeira vez.

Durante as homenagens prestadas às mulheres e acatando uma sugestão do Vereador Alaor de Oliveira/PMDB, os trabalhos da Sessão Ordinária desta quinta-feira, dia 05, foram repassados à Vereadora Denise Pessoa/PT. A Vereadora é 2ª Secretária da Mesa Diretora e comandou os trabalhos do Legislativo por mais de uma hora, como forma de homenagear as mulheres que representam a comunidade caxiense. As outras duas Vereadoras da Casa, Ana Corso/PT e Geni Peteffi/PMDB, já tiveram a oportunidade de assumir a Presidência, em Legislaturas anteriores.
Ana Corso fala sobre programação especial referente ao Dia da Mulher
Durante a Sessão Ordinária desta quinta-feira (05), a Vereadora Ana Corso/PT falou sobre o dia da mulher. Durante toda a sexta-feira (06), a Câmara de Caxias do Sul, por meio da Comissão de Direitos Humanos estará promovendo uma programação especial para homenagear as mulheres. Ana convidou as mulheres de Caxienses para que participem das atividades que serão realizadas, tais como: o mutirão da Denfesoria Pública, que ocorre das 9 horas até às 17 horas, do Painel sobre violência doméstica, das 19 às 20 horas, do lançamento da Cartilha da Lei Maria da Penha, escrita pela Deputada Marisa Formolo, e do lançamento do livro Dominação e Subordinação, escrito por Loraine Slomp Giron. Ana falou sobre as lutas femininas.
Gustavo Toigo/PDT parabenizou a iniciativa da Vereadora Ana que é presidente da Comissão dos Direitos Humanos por realizar essa programação especialmente dedicada para as mulheres.
Alaor de Oliveira/PMDB parabenizou pelo tema abordado pela Vereadora Ana Corso. “Em 1992 quando cheguei a essa casa o meu primeio pronunciamento foi em relação as mulheres. No meu trabalho em rádio, recebia diariamente muitos relatos de mulheres que sofriam agreção dos seus maridos, por isso quando tive a oportunidade de falar sobre o assunto aqui nesta casa, assim o fiz”. Mulheres são homenageadas por Vereador Durante a Sessão Ordinária desta quinta-feira (05), o Vereador Pedro Incerti/PDT falou sobre a programação que acontecerá na Câmara referente ao dia da mulher. “Quero dizer que esse é um momento de reflexão sobre os direitos da mulher. As mulheres tem uma minoria númerica aqui na casa, mas em termos de representação política, as 3 mulheres daqui se equiparam aos demais 14. Em nome dessas 3 Vereadoras, homenageio todas as mulheres, e digo que elas não estão atrás de grandes homens, mas sim ao lado”, concluiu o Vereador. Assis Melo parabeniza mulheres pelo Dia Internacional da Mulher Durante a Sessão Ordinária desta quinta-feira (05), o Vereador Assis Melo/PCdoB parabenizou as mulheres caxienses e defendeu a necessidade de terem seus direitos garantidos. “Não é fácil para as mulheres conquistarem seu espaço na sociedade. Não podemos esquecer que o Dia Internacional da Mulher só é comemorado porque 129 mulheres foram queimadas dentro de uma fábrica. Hoje existem leis que garantem a proteção das mulheres. Mas não basta termos as leis, é preciso que elas sejam cumpridas”. O Parlamentar aproveitou a ocasião para comunicar que as mulheres do sindicato dos metalúrgicos se reunirão no dia 08 de março, em Santana do Livramento, para fazerem uma marcha em defesa do cumprimento dos seus direitos. “O número de mulheres no mercado de trabalho vem crescendo muito, principalmente em áreas como a indústria e a agricultura. Infelizmente, os salários continuam desiguais. As mulheres ganham cerca de 66,1% do salário dos homens. Além disso, elas possuem uma dupla jornada, que inclui os afazeres domésticos e os cuidados com os filhos. A ausência de creches e escolas de turno integral são fatores que contribuem para a desigualdade na busca pelo trabalho. Nós temos que analisar estas importantes questões”, concluiu. Fonte: Câmara Municipal de Caxias do Sul