11.6.08

Servidores da Justiça ocupam espaço para apresentar reivindicações

Na Sessão Ordinária, desta quarta-feira (11), o diretor de formação sindical do SINDJUS, Osvaldir Rodrigues da Silva, ocupou a tribuna para se manifestar em nome de todos os servidores da Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. “A nossa reivindicação é, em primeiro lugar, em favor da população que necessita de uma justiça de qualidade e mais ágil. A população enfrenta enorme desgaste com a demora na tramitação dos processos. A nossa campanha salarial teve como motivação o fato de não termos reajuste há 4 anos, nem mesmo reposição da inflação é repassada. Já acumulamos uma perda de 58%. A magistratura tem sempre seus pleitos atendidos de pronto, ao contrário dos servidores, por isso usamos este espaço para reivindicação. É uma incoerência, dentro da própria casa da justiça há injustiça. Reajustes nos subsídios só são concedidos para juízes e promotores. E repito, nós não pedimos aumento salarial, só a reposição da inflação. Viemos aqui para pedir que seja aprovada nessa Casa uma moção de apoio a nossa campanha e enviada ao presidente do tribunal de justiça do Estado”, declarou Silva.
O diretor sindical reforçou que a população é a mais atingida com todo este problema no poder judiciário do Estado, que hoje tem mais de 1.700 vagas em aberto. Estes cargos que não são preenchidos ajudam a tornar a justiça ainda mais lenta. “De nada adianta construir prédios grandes e suntuosos se não tem servidores para atender a população. Em nome dos servidores da justiça muito obrigado pelo espaço aberto e o apoio desta Casa”, concluiu.
Os Vereadores Deoclecio da Silva/PMDB, Pedro Incerti/PDT, Francisco Spiandorello/PSDB, Ana Corso/PT e Mauro Pereira/PMDB se solidarizaram com os servidores da justiça e declararam apoiar as reivindicações da categoria.