11.6.08

Escola Estadual Santa Catarina celebra 40 anos

A Câmara Municipal realizou nesta terça-feira (10), Sessão Solene em comemoração aos 40 anos de fundação da Escola Estadual de Ensino Médio Santa Catarina. A Vereadora Geni Peteffi/PMDB juntamente com os Vereadores Alaor de Oliveira/PMDB, Deoclecio da Silva/PMDB, Edson da Rosa/PMDB e Felipe Gremelmaier/PMDB (ex-vereador) propuseram a homenagem, que teve acolhida unânime dos demais parlamentares. Participaram da solenidade o reitor da Universidade de Caxias do Sul, Isidoro Zorzi, a coordenadora da 4ª CRE, Marta Fattori, o Secretário Municipal dos Esporte e Lazer, José Luiz Plein Filho, o diretor da Escola Estadual Santa Catarina, Sidinei Libardi, além dos Vereadores proponentes da Sessão e colegas Francisco Spiandorello/PSDB, Mauro Pereira/PMDB, Vinicius De Tomasi Ribeiro/PDT e Zoraido da Silva/PSDB.
O Ginásio iniciou seu funcionamento em 01 de abril de 1968 no prédio das Irmãs Medéias, e a primeira diretora designada pelo então Delegado de Educação Sr. Abrelino Vazatta foi a Professora Iró Nabinger Chiaradia. Como não tinha prédio próprio, a escola, até o final do ano era anexo da Escola Cristóvão de Mendoza. Em 1969, transferiu-se para as instalações próprias situadas à Rua Matheo Gianella, esquina com a Avenida Rossetti onde funciona até hoje, bem no coração do bairro que a denomina.
A Escola Santa Catarina possui atualmente 1.700 alunos, 65 professores e 8 funcionários. “Isso tudo construído ao longo desses 40 anos tem uma palavra: cooperação”, destacou o Vereador Deoclecio da Silva/PMDB, que discursou em nome do Poder Legislativo, “É uma escola pública que serve de modelo inclusive para muitas escolas privadas”.
O presidente do Poder Legislativo, Edio Elói Frizzo/PSB, fez a entrega de uma placa comemorativa ao diretor da Escola, que falou na seqüência. “Acho que a educação é a base de tudo, e tudo devia ser em prol da educação. Os governos de todos os partidos deveriam se dar as mãos e construir uma educação de qualidade”, sugeriu Sidinei Libardi.
Representando o Governo do Estado, a titular da 4ª CRE Marta Fattori também se pronunciou. “A escola deve ser chamada círculo de cultura, onde há comprometimento em ensinar: “Eis a grande missão do professor. O professor é sim o pilar da escola da vida, apesar das dificuldades é insubstituível, só ele pode ensinar valores como a gentileza, solidariedade, tolerância e inclusão”, declarou.
O Secretário Municipal de Esporte e Lazer em seu pronunciamento fez uma brincadeira: “Eu me perguntava enquanto estava vindo até aqui: o que veio antes, o Sid ou o Santa? (referiu-se ao diretor da Escola, que foi aluno da instituição) Aproveitando o dia dos namorados quero dizer que eles foram feitos um para outro”.
Durante a Solenidade a Banda Marcial da Escola Santa Catarina regida pelo maestro Luiz Bochesse executou várias músicas aos presentes.