15.4.11

Vereador entrega proposta de construção de calçadão no Centro de Caxias na próxima semana

Edio Elói Frizzo (PSB) encaminhará documento à Secretaria de Planejamento
Há sete anos, a cidade deixava de ter o calçadão no Centro. A abertura da Avenida Júlio de Castilhos, em 2004, parte integrante do projeto de revitalização da Praça Dante Alighieri, causou polêmica.
Agora, a ideia de fechá-la novamente, feita pelo vereador Edio Elói Frizzo (PSB) na sessão de quarta-feira da Câmara, volta a dividir opiniões. A proposta, conforme Frizzo, ainda está sendo elaborada e deve ser entregue à Secretaria de Planejamento Municipal (Seplam) no início da próxima semana.
A sugestão do parlamentar é de que a Avenida Júlio de Castilhos seja fechada entre as ruas Alfredo Chaves e Garibaldi. As ruas transversais permaneceriam com o trânsito livre. O vereador ainda sugere que o trecho entre a Garibaldi e a Feijó Júnior tenha as calçadas alargadas, além da retirada da fiação aérea.
— Foi um equívoco a abertura do calçadão, porque vai na contramão da humanização dos pedestres. Havia uma pressão dos comerciantes para que se abrisse a via — explica.
Ele quer que a reformulação na Júlio seja agregada ao projeto de revitalização da Praça João Pessoa e do Largo São Pelegrino, elaborado pela Seplam. A mudança seria um reparo à abertura do calçadão.
Frizzo integrava o governo na época (era diretor-presidente do Samae), mas hoje considera a obra um erro. Diferente do calçadão antigo, que contava com parque infantil, o vereador defende a passagem livre aos pedestres.
Para os comerciantes que dependem do espaço para carga e descarga de material e moradores que moram em prédios com garagem, Frizzo acredita que a melhor solução é estabelecer horários de entrada e saída.
Vereador entrega proposta de construção de calçadão no Centro de Caxias na próxima semana
Juliana Bevilaqua - Jornal Pioneiro - abril/2011