5.4.11

Frizzo elogia posição do governo estadual no combate a irregularidades no DAER

Uma comissão deverá construir pareceres sobre a situação da autarquia.
Foto: Diego Netto
A comissão do governo do Estado, para investigar irregularidades no Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (DAER-RS), motivou elogios do vereador Elói Frizzo/PSB, na sessão ordinária desta terça-feira (05). Ele espera que, em 90 dias, sejam produzidos resultados. Criticou, também, problemas de corrupção em contratos de estradas e pedágios que, a seu ver, perduram por décadas.
Frizzo destacou a instalação de câmara temática que irá discutir a questão dos pedágios. Disse esperar que a praça de pedágio de Farroupilha seja fechada até 2013, conforme promessa do governador Tarso Genro. Segundo ele, as discussões precisam priorizar maior utilização do modelo do pedágio comunitários. Atualmente, 800 quilômetros de estradas estaduais são pedagiadas.
O parlamentar também defendeu discussão com o governo federal, no sentido de resolver problemas quanto à duplicação de estradas e à mudança no sistema de pedágios. Ressaltou que deveria ser retomado o modelo adotado durante o governo de Alceu Collares (1991-1994), quando os pedágios comunitários, como relembra, eram controlados pelos conselhos regionais de desenvolvimento (coredes).
Por outro lado, o vereador Guiovane Maria/PT mostrou-se contrariado. Para ele, ainda falta maior clareza com relação aos tipos de contratos de pedágio que serão feitos. Pontuou que o governo estadual precisa se manifestar sobre o local para onde iria a praça de pedágio de Farroupilha.
Enquanto isso, o vereador Mauro Pereira/PMDB sugeriu que fosse seguido o projeto das rodovias federais, a exemplo do que foi implantado no governo Lula (2003-2010). Enfatizou que a tarifa mais cara, no sistema federal, contabiliza R$ 2,90.
05/04/2011 21:03 Assessoria de Comunicação Câmara de Vereadores de Caxias do Sul