18.4.11

Vereador entrega à prefeitura proposta de criar calçadão no centro de Caxias do Sul

Política 18/04/2011 18h04min - Jornal Pioneiro
Edio Elói Frizzo (PSB) tem ideia de fechar o trânsito em cinco quadras da Avenida Júlio de Castilhos.

O vereador Edio Elói Frizzo (PSB) esteve nesta segunda-feira no Centro Administrativo para entregar à Secretaria de Planejamento Municipal (Seplam) a proposta de criação de calçadão em cinco quadras da Avenida Júlio de Castilhos.
Pela proposição, o trecho entre as ruas Garibaldi e Alfredo Chaves seria fechado ao trânsito de veículos. Também integra o projeto o alargamento das calçadas entre da Garibaldi até a Feijó Junior e entre a Alfredo Chaves e a do Guia Lopes.
O parlamentar incluiu ainda a ideia de criar a terceira pista nas ruas Sinimbu e Pinheiro Machado, como alternativa ao trânsito que pode ser bloqueado na Júlio. Outras ações são a compensação de vagas retiradas do estacionamento rotativo em vias próximas e estímulos legais à construção de edifícios-garagem nas ruas transversais ao trecho atingido pelas alterações.
Conforme o vereador, sua proposta será dicutida na Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara, que ele preside, no dia 28 de abril. Nessa reunião, uma audiência pública será marcada para debater a criação do calçadão e o alargamento das calçadas no centro com diferentes setores da cidade.
A polêmica proposta do parlamentar teve origem em comentário feito por ele durante sessão da Câmara de Vereadores na quarta-feira da última semana. Nos dias seguintes, a Associação de Moradores (Amob) do Centro e entidades ligadas ao comércio se declararam contra a iniciativa. A administração municipal vai avaliar a iniciativa.