27.4.10

Frizzo participa da II Conferência da Habitação do município

Evento ocorreu no Plenário da Câmara.
Foto: Luiz Chaves

Encerrou no final da tarde do último sábado (24) a segunda edição da Conferência Municipal de Habitação. Evento contou com a presença do Prefeito José Ivo Sartori, da Primeira-dama Maria Helena, Secretários e do Vereador Elói Frizzo/PSB, que na ocasião representou o Poder Legislativo. Durante os dois dias, foram debatidas a Política Nacional da Habitação, a Produção de Moradia de Interesse Social e as Regularizações Fundiárias. A Conferência foi promovida pela Prefeitura, e organizada pelo Conselho Municipal de Habitação.
O Secretário da Habitação Flávio Cassina abriu a Conferência, tratando o tema como o mais sagrado para a dignidade humana. A habitação adequada é pré-requisito para o pleno exercício da cidadania. O município de Caxias do Sul está fazendo a sua parte, a fim de diminuir os efeitos da pobreza. Temos consciência de que as políticas de desenvolvimento urbano são elementos fundamentais de promoção do bem estar social.
O Prefeito Sartori enfatizou que avançar na área da habitação exige esforços conjuntos. Uma cidade como Caxias precisa equacionar seu crescimento e buscar soluções para que sejam transformadas em políticas governamentais. Cidades que conseguem organizar seus planos diretores e, principalmente, executá-los, atendem às necessidades da população de forma facilitada e ágil.
A Gerente de Projetos da Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Maria do Carmo Avesani abordou a problemática da Habitação de Interesse Social em nosso País: Gargalos e alternativas. Maria do Carmo Avesani mostrou números que mostram o déficit habitacional no Brasil, os avanços do Plano Nacional de Habitação (PLANHAB) e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). É gratificante ver o resultado concreto dos investimentos em habitação. Na visita que fiz ao projeto de reassentamento do Fátima Baixo, fiquei impressionada em ver a qualidade das casas. Caxias está de parabéns por apresentar moradias num padrão acima da exigência nacional, não só pela moradia, mas pelo completo serviço social prestado à comunidade, finaliza.
Durante todo o sábado, os participantes da conferência se dividiram em dois grupos para tratar da política nacional de habitação e produção de moradia de interesse social, e regularizações fundiárias, regularizações em áreas de risco e regularização em áreas consolidadas.
Caxias do Sul tem uma dívida muito grande com sua população, neste sentido, todo o serviço que diminuir o déficit habitacional é louvado, salientou Frizzo.