13.4.10

Comissão da Assembleia que trata do ensino profissionalizante realiza Audiência Pública

Perspectivas para o futuro no ensino profissional foram debatidas.
Foto: Josmari Pavan

Durante a noite desta segunda-feira (12), a Câmara Municipal de Caxias do Sul recebeu a Comissão Especial da Assembleia Legislativa para tratar do Ensino Profissionalizante no Estado Rio Grande do Sul. Estiveram presentes representantes de diversas entidades que investem em ensino profissionalizante no Estado, principalmente em Caxias. Conforme a Presidente da Comissão, Deputada Marisa Formolo, o objetivo do encontro é conhecer a experiência regional de Caxias do Sul quanto à atuação das instituições e redes de ensino profissional no âmbito público e privado. A Comissão realizará uma série de reuniões em diferentes regiões do Estado, com esse mesmo objetivo.
O Reitor da Universidade de Caxias do Sul, Isidoro Zorzi, falou dos cursos que a universidade oferece para a comunidade, atuando principalmente no ensino superior, mas também há 15 anos no ensino médio com o Centro Tecnológico (CETEC), atendendo 900 alunos.
O Vereador Elói Frizzo/PSB, disse que o tema do ensino profissionalizante está sempre ligado com as demandas da cidade. Frizzo demonstrou preocupação com a falta de profissionais em algumas áreas em Caxias. Como Caxias é uma referência no setor metalúrgico, temos uma deficiência de pintores e soldadores, e com o grande crescimento da cidade, o setor da construção civil também apresenta uma defasagem".
Para o Chefe da Divisão de Atendimento ao Trabalhador da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Rio Grande do Sul Luiz Muller, não é possível só criar cursos sem dialogar com as demandas da sociedade e empresas. Quem está fora do mundo do trabalho, está excluído.
O Diretor de Projetos, Inovação e Inteligência da CIC, Daniel Zanchi, mencionou que Caxias do Sul conta com 16 instituições de ensino superior. Aplaudiu a iniciativa da Assembleia de discutir o tema e disse que é preciso envolver toda a sociedade na discussão das demandas do mercado.
De acordo com a Reitora do Instituto Federal Rio Grande do Sul Cláudia Soares de Souza, é importante pensar no futuro. Temos que capacitar as pessoas que moram aqui na região para que elas trabalhem aqui, e não adianta pensar somente na demanda pontual, mas pensar no futuro. Cláudia fez um apelo para que se pense em educação deixando as vaidades políticas de lado.
Representante do Senai, Saul João Devenz, disse que a entidade atua em todos os estados do país e conta com 900 escolas. O Senai não cria nenhuma unidade se não tiver a parceria dos empresários e trabalhadores, para que os aprendizes possam sair de lá bem encaminhados para o mercado de trabalho.
A Coordenadora Regional de Educação da 4ª CRE, Marta Fattori também demonstrou preocupação com a criação de cursos que não atendam a demanda da região. Argumentou também que só a criação de novos cursos não basta, é preciso haver uma qualificação das escolas e professores.
O Vereador Mauro Pereira/PMDB disse que as escolas técnicas são muito bem-vindas. Mencionou também o grande investimento do Estado em educação e pediu para que a Comissão Municipal do Emprego lute por novos cursos.
Ao final do encontro, a Deputada Marisa se disse contente com o debate produzido. Disse que é preciso construir um sistema público de formação profissional integrado. Informou que o debate em torno do tema continuará e pediu a união de todos na busca de um plano regional de formação profissionalizante vinculado ao sistema local de produção e também apontando para os desafios dos próximos anos.
12/04/2010 19:13  Assessoria de Comunicação Câmara de Vereadores de Caxias do Sul