22.4.10

Comissão de Educação recebe Secretários Municipais

Titulares das pastas de Turismo e Desenvolvimento Econômico apresentaram ações para 2010.
Foto: Diego Netto
A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura, Desporto e Turismo promoveu, na tarde desta terça-feira (20), encontro com os secretários do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Guilherme Sebben, e do Turismo, Jaison Barbosa. Foram debatidos os programas e ações das pastas para o ano de 2010.
O secretário Sebben elencou programas e projetos desenvolvidos pela pasta. Dentre eles, os Arranjos Produtivos Locais (APS), os Centros de Inclusão e Alfabetização Social (CIAD's), que disponibilizam laboratórios de informática para a população, nos distritos regiões administrativas e nos bairros do município. Em 2009, os CIAD's foram utilizados por 33,6 mil pessoas, com um custo de R$ 140 mil para o município. Ressalta que o diferencial desses centros é a vigilância, feita pela própria comunidade.
Citou ainda a iniciativa das incubadoras empresarial (INEC) e tecnológica (ITEC), que geram 36 empregos diretos. As incubadoras objetivam apoiar a formação e o desenvolvimento de micro e pequenas empresas.
Nas ações do Turismo, Jaison Barbosa falou sobre o planejamento estratégico envolvendo roteiros turísticos do município, além dos roteiros integrados com outras cidades da Serra Gaúcha. O envolvimento da pasta na escolha de Porto Alegre para sub-sediar a Copa 2014, bem como na realização da Festa da Uva e a participação em eventos relativos a turismo também foram lembrados.
Jaison apresentou ainda o Plano de ações 2009/2012 da Secretaria, que engloba as áreas de infraestrutura, desenvolvimento, sensibilização da comunidade e promoção do turismo, que atendem, dentre outros, implantação da sinalização turística, reforma nos quiosques de atendimento e do Espetáculo Som e Luz, e adaptações de infraestrutura nos Pavilhões da Festa da Uva.
Mauro Pereira/PMDB questionou Sebben sobre as dificuldades enfrentadas pela classe dos recicladores. Ainda, salientou a necessidade de sinalização no interior do município.
Para Vinicius Ribeiro/PDT, é importante a harmonização das duas pastas com os encaminhamentos do Plano Diretor do município. Ainda segundo Vinicius, as intervenções no Parque da Festa da Uva são pontuais, voltadas especificamente para a Festuva. É preciso integrar as identificações de lazer, turismo e eventos que existem no Parque.
Renato Nunes/PRB questionou Jaison Barbosa se há alguma iniciativa da pasta no intuito de atrair investimentos para a construção de parques de diversões ou parques aquáticos em Caxias, como opções de lazer para a juventude.
Para o Vereador Frizzo, o encontro é importante para que a Comissão acompanhe o trabalho desenvolvido pelas secretarias municipais. Sugeriu ao secretário do Turismo investimentos na sinalização das ruas e estradas de Caxias, salientando que a Câmara pode ser parceira na captação de recursos. Ao secretário Sebben, Frizzo defendeu que a oferta de cursos para qualificação profissional deve ser direcionada às necessidades de mão-de-obra do município.
Jaison argumentou que os recursos do Ministério do Turismo não são suficientes, e muito do que se consegue é graças a emendas parlamentares. Ainda, expôs os R$ 184 mil investidos em sinalização na zona rural.
Sobre a questão da reciclagem, Sebben argumentou que a atividade é encarada por muitos como última alternativa profissional. Também salientou investimentos da pasta nas associações de recicladores.
Lembrou que o ensino técnico atende a moldes federais, que nem sempre correspondem às necessidades específicas dos municípios. Uma das nossas lutas é a municipalização dos cursos voltados a emprego e geração de renda.
Fazem parte da Comissão os Vereadores Marcos Daneluz/PT, Assis Melo/PCdoB, Vinicius Ribeiro/PDT, Geni Peteffi/PMDB e o presidente, Édio Eloi Frizzo/PSB.