15.5.08

“Medalha Mérito Comunitário” é entregue pela primeira vez.

A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, por meio de sua Mesa Diretora, concedeu nesta quarta-feira (14) a “Medalha Mérito Comunitário” à Sociedade de Auxílio aos Necessitados – SCAN, ao presidente da União das Associações de Bairros – UAB, Sr. Daltro da Rosa Maciel e à Pastoral do Pão. A Comenda, que foi instituída no ano passado, premiará anualmente cidadãos residentes e/ou entidades do Município que tenham se destacado na realização de ações voltadas ao comunitarismo e ao bem-estar da coletividade. Esta foi a primeira edição da homenagem cujos nomes indicados ficarão sempre a cargo das lideranças de partidos políticos que compõem as bancadas do Legislativo.
Diversas pessoas prestigiaram o evento entre as autoridades que participaram estavam o presidente do Poder Legislativo Edio Elói Frizzo/PSB, que conduziu a Sessão Solene; as Vereadoras: Ana Corso/PT e Geni Peteffi/PMDB; os Vereadores: Alaor de Oliveira/PMDB, Alfredo Tatto/PT, Francisco Spiandorello/PSDB, Mauro Pereira/PMDB, Pedro Incerti/PDT, Vinicius De Tomasi Ribeiro/PDT e Zoraido Silva/PTB; e o Vice-Prefeito Alceu Barbosa Velho.
Teve a oportunidade de discursar pelo Poder Legislativo o Vereador Deoclecio da Silva/PMDB. “Daltro Maciel é um líder comunitário nato, a SCAN e a Pastoral do Pão que fazem jus, com muita honra, a essa medalha porque muito têm feito em favor dos mais necessitados e de nossa comunidade. Nossa homenagem de hoje estende-se a todos os que trabalham pela promoção social das comunidades, inclusive seus líderes. Reconhece-se assim a importância da ação, na sociedade brasileira, dessas pessoas e dessas organizações que congregam e potencializam as ações desses construtores da cidadania”, declarou o Vereador.
Os Vereadores entregaram as medalhas e certificados aos homenageados. “A grande família que eu tenho são as grandes lideranças comunitárias da cidade”, falou emocionado Daltro da Rosa Maciel. Representando a SCAN seu presidente, Herlon Antônio Frozi, destacou: “Gostaríamos de dedicar essa Medalha a todas as pessoas que passaram pela instituição desde 1938 e a nossa equipe técnica que não mede esforços para auxiliar quem precisa”. O coordenador da Pastoral do Pão, Nestor Gregol, também discursou: “Jesus tinha e tem compaixão, o que não é igual a ter pena. Compaixão é um sentimento muito mais nobre para com os mais carentes, excluídos e injustiçados. Hoje, Jesus continua clamando no tempo moderno que estamos nessa sociedade capitalista. Não há milagre da partilha sem compaixão e sem amor. A Pastoral é uma resposta concreta a esse clamor. Nós podemos ser felizes na medida da compaixão, da inciativa e da partilha entre os irmãos”.
Em nome do Poder Executivo Municipal, o Vice-Prefeito Alceu Barbosa Velho agradeceu o trabalho dos homenageados em prol da cidade. “A solidariedade é uma via de duas mãos. É muito melhor dar a ter que pedir. Do pó vieste e ao pó voltará, o que nós vamos levar dessa vida são as boas ações. Parabéns a todos vocês porque são efetivamente merecedores da homenagem”, salientou.
Ao longo da Sessão Solene foram exibidos vídeos explicando o trabalho da SCAN e da Pastoral do Pão.
Fonte: CMV IMPRENSA