29.5.08

Câmara debate roubo de caminhões, cargas e veículos na cidade


Autoridades ouvem relatos de caxienses vítimas de assaltos e extorsões.
No plenário da Câmara de Vereadores foi realizada uma reunião aberta, nesta quarta-feira (28), da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança do Poder Legislativo. Na ocasião o roubos de caminhões, cargas e automóveis na cidade foram debatidos. Estavam presentes o Delegado da Polícia Federal, Noerci da Silva Melo, o titular da Delegacia Especializada em Furtos Roubos Entorpecentes e Captura – DEFREC, representando a Delegacia Regional de Polícia, Joigler Paduano, o Coronel do Comando Regional de Polícia Ostensiva da Serra – CRPO-Serra, Jones Calixto Barreto dos Santos, a titular da 1ª Promotoria de Justiça de Caxias do Sul, representando o Ministério Público, Fernanda Weiand e o Secretário Municipal de Segurança e Proteção Social, Roberto Soares Louzada. Participaram também o deputado estadual Francisco Appio/PP, a Vereadora Geni Peteffi/PMDB, e os Vereadores: Alaor de Oliveira/PMDB, Alencar Tavares/PR, Edson da Rosa/PMDB, Francisco Spiandorello/PSDB, Mauro Pereira/PMDB e Vinicius De Tomasi Ribeiro/PDT.
A presidente da Comissão Vereadora Ana Corso/PT abriu a reunião esclarecendo que o objetivo do encontro era debater alternativas, procurar soluções ou saber como andam as investigações de roubos de veículos na cidade, especialmente caminhões. A Vereadora passou a palavra para algumas pessoas que relataram como aconteceram os roubos de seus caminhões e comentaram o drama pessoal que enfrentam por não contarem mais com os veículos que eram a única fonte de renda.
As autoridades manifestaram-se após os desabafos. O deputado estadual opinou. “Não foi o crime que se organizou mas a sociedade que se desorganizou. Esse crime é moeda de troca da droga. Precisamos fazer alguma coisa, fui autor de uma lei de desmanche e não funcionou, até hoje não funciona. Se é moeda de troca, se a receptação está campeando em toda a parte, se não temos o motorista com as condições mínimas de defesa o que vamos fazer? Precisamos é cumprir as leis que temos. Queria propor às autoridades de segurança que convoquem as concessionárias das rodovias. Todos nós somos responsáveis. É preciso que nos organizemos”, declarou.
O Coronel do CRPO-Serra declarou: “Esta polícia que os senhores falaram não é a que queremos. Queremos a polícia que prenda o bandido antes de roubar algum bem. Nosso objetivo é fazer com que os bens de vocês não sejam subtraídos. Nosso trabalho é intenso, todos estamos trabalhando. Vamos fazer uma varredura em toda serra. Nos colocamos à disposição para que os senhores não venham perder mais do que já perderam. Tenham certeza que vamos trabalhar muito para recuperar esses bens. O policial tem que estar observando o que está acontecendo. Muitas vezes um motorista pode dar um simples olhar e o policial tem que identificar que ele está sendo assaltado”, ressaltou.
O Delegado do DEFREC pediu: “Solicito que compareçam a Delegacia ou retornem se já estiveram lá porque temos várias pessoas já identificadas com fotos para que possamos dar seqüência nas investigações. Não existe outro órgão a não ser a polícia. A gente sabe das dificuldades que vocês encontram. Mesmo aqueles que acham que não vale a pena, não deixem de denunciar”. Joigler Paduano falou também das dificuldades de monitorar as ligações e da burocracia para obter informações das praças de pedágios.
O Delegado da Polícia Federal explicou que esse tipo de crime não é de competência do órgão. “Em relação ao roubo de veículos para a Polícia Federal atuar é somente mediante a manifestação do Ministro da Justiça. Como órgão de segurança não podemos nos furtar em situações que estão ocorrendo. Podemos pensar em ações conjuntas como varreduras na cidade. Quero colocar a Polícia Federal à disposição de todos para prestar apoio no que for possível”, salientou.
O Secretário Municipal de Segurança informou a todos que existe um projeto da Secretaria para a instalação de mais vinte câmeras de monitoramento nas saídas de Caxias do Sul. “Ficaremos com 36 câmeras, Caxias do Sul será a cidade do Estado com maior número de câmeras de segurança”, frisou.
A Promotora de Justiça também falou: “O Ministério Público trabalha na repressão desse tipo de crime. Eu peço que colaborem com a polícia na identificação dessas pessoas e que compareçam em juízo quando chamados nas audiências judiciais. Não basta a polícia descobrir quem foi se o Ministério Público não conseguir produzir provas para condenar essas pessoas. A sociedade precisa denunciar não só os assaltantes, mas as pessoas que receptam as mercadorias roubadas”.
Os Vereadores posicionaram-se sobre o assunto. “Sabemos o quanto é difícil conseguir comprar um caminhão e se manter, e muitas vezes as pessoas ainda levam o calote de frete e não podem fazer nada. Convivo com isso semanalmente e cansamos de pedir socorro”, lamentou a Vereadora Geni Peteffi, sócia de um frigorífico que transporta carga em caminhões.
O Vereador Mauro Pereira comemorou a instalação de mais câmeras de segurança e sugeriu que os desvios também fossem monitorados. Para Francisco Spiandorello o Delegado de Polícia tem que receber as denúncias e se preciso visitar as pessoas em suas casas. “O melhor setor de inteligência é a palavras das pessoas que estão aqui”, definiu o parlamentar.
O Vereador Alencar Tavares defendeu o trabalho do novo comando da Brigada Militar. “Tenho fé e certeza que temos um comando de Brigada de qualidade”, apontou. Na mesma linha, o Vereador Alaor de Oliveira falou: “Eu tenho procurado através do rádio fazer apelos às pessoas. Eu ainda confio na nossa polícia. Temos que acreditar sim. Não podemos generalizar sobre fatos isolados”.
Ana Corso agradeceu a presença de todos e encerrou observando que unidos podemos organizar a sociedade que se encontra desorganizada.
Fonte: Câmara Municipal de Caxias do Sul - Assessoria de Imprensa.