11.11.09

Frizzo critica repercussão sobre verbas da Liga Carnavalesca serem suspensas

Assunto divide opiniões dos Parlamentares
O Vereador Edio Elói Frizzo/PSB, na Sessão desta terça-feira (10), criticou a abordagem do Jornal Pioneiro na divulgação da suspensão de verbas da Prefeitura para a Liga Carnavalesca. O Vereador reclamou que há preconceito por parte de quem escreveu a matéria e afirmou que muitas informações não são verdadeiras, como de o carnaval ser organizado unicamente com dinheiro da Prefeitura. Nossas escolas de samba fazem o carnaval com muito sacrifício. Pessoas até fazem empréstimo com seu nome.
O Vereador Rodrigo Beltrão/PT afirmou que a suspensão das verbas é um retrocesso. O que se tem que fazer são regras. A Vereadora Denise Pessôa/PT disse preocupar-se com as escolas de samba que realizaram a prestação de contas corretamente. Algumas escolas conseguiram prestar contas e foram punidas como as demais. Essa decisão da Prefeitura não me parece acertada no momento. Denise destacou que em outras cidades, as escolas de samba recebem isenção do pagamento de impostos. Ao invés de punir, poderia trabalhar na capacitação para prestação de contas, algumas pessoas não sabem como fazer e caem no erro por falta de conhecimento.
A Vereadora Geni Peteffi/PMDB afirmou que foi um erro não ter disponibilizado alguém para que fizesse a prestação de contas. Sabemos o quanto sofrem essas pessoas mas, também não dá para passar a mão na cabeça e deixar. As pessoas tem que saber como se gasta. O Vereador Marcos Daneluz/PT disse ser a favor de controle rigoroso de dinheiro público. Mas, a crítica maior tem que ser para a Prefeitura. O município tem que apresentar alternativas.
O Vereador Renato Oliveira/PCdoB falou que o carnaval é uma festa de Caxias e deve ser respeitado. Espero que o Executivo faça uma reunião e trate desse assunto. O Vereador Daniel Guerra/PSDB afirmou que há regras claras para fiscalização do dinheiro público e não pode ser tratado com desatenção e descuidos. O pedido de informações que fiz em fevereiro teve respostas tão incompletas quanto a prestação e contas de algumas escolas.
O Vereador Mauro Pereira/PMDB disse que foi uma ação da Procuradoria Geral do Município. Não está se tratando de uma ação isolada. A Vereadora Ana Corso/PT afirmou que deve-se resolver de outra maneira e não pela eliminação do carnaval, que é um patrimônio da cidade. Não se pode ignorar o movimento do carnaval, que tanto se fortaleceu.