10.11.09

Estudantes são Vereadores por um dia

Alunos apresentam projetos que beneficiam a comunidade.
9ª edição do 'Vereador por um Dia' aconteceu na tarde desta segunda-feira (09) no plenário da Câmara. Coordenado pela Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura, Desporto e Turismo, o evento contou com dezessete estudantes de diferentes escolas que puderam apresentar seus projetos.
A aluna Ana Cláudia dos Santos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Érico Veríssimo foi a Presidente da Mesa e o aluno Wellington Corrêa, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Armindo Mário Turra foi o Secretário.
O Presidente da Casa Vereador Edio Elói Frizzo/PSB afirmou que os estudantes realizam uma atitude cívica de cidadãos, que deve ser elogiada. A participação tem que começar desde pequeno. A única forma que conhecemos de resolver os problemas é através do regime democrático. Eles estão aqui praticando democracia, merecem nosso parabéns.Os Vereadores mirins apresentaram diversos projetos, como de melhorias na infraestrutura das escolas, acesso e ampliação de UBS's, criação de casas assistenciais, construção de sistema de capacitação e aproveitamento de água da chuva em prédios públicos, entre outros.
A aluna Elisandra Luz Alves, da Escola Municipal de Santa Corona, propôs a criação de um Parque Ecológico para o bairro. Poderá ser utilizado como local de estudos para ciências e meio ambiente, haverá uma trilha ecológica com identificação das árvores.
A maioria dos estudantes propuseram melhorias nas quadras de esporte das escolas. As alunas Bianca Cardoso Leal, da Escola Municipal Américo Ribeiro Mendes, e Raissa Zulian Carraro, da Escola Municipal Vereador Marcial Pisoni, solicitaram cobertura das quadras. Ficamos prejudicados nas aulas de Educação Física nos dias de chuva, informou Raissa. O aluno Maurício José Gheno da Escola Estadual Professor Silvio Stallivieri, propôs uma indicação ao Executivo para terreno e construção de quadra poliesportiva na escola.
A Presidente Ana Cláudia dos Santos da Escola Municipal Érico Veríssimo de Vila Seca, indicou a implantação de uma creche para a comunidade do distrito. As mães não têm onde deixar as crianças para poderem ir trabalhar.
O aluno Felipe Tomazoni da Silva da Escola Adventista de Caxias sugeriu a instituição da Companhia Circense junto a Secretaria Municipal da Cultura. A companhia profissionaliza os jovens para que não entrem em situação de vulnerabilidade social.
O aluno José Eneias de Oliveira Júnior, de 11 anos, da Escola Municipal Atiliano Pinguelo, foi o Vereador mais novo do plenário. Ele apresentou uma indicação ao Executivo para a construção de calçadas para passeio público.
Ana Cláudia dos Santos afirmou que a oportunidade foi ímpar. Gostaria que o poder público de Caxias avaliasse com muito carinho nosso projetos.
O Vereador, presidente da Comissão, Daniel Guerra/PSDB informou que os projetos serão avaliados pela Comissão para ver a viabilidade. Faremos os encaminhamentos das solicitações e informaremos sobre o andamento do exposto na tarde de hoje.
Confira os projetos apresentados:
- PL - A/2009 - da Vereadora Elisandra Luz Alves - da E.M.E.F. Santa Corona - que Cria o Parque Ecológico no Bairro Santa Corona.
- PL - B/2009 - da Vereadora Gabriela Duarte - da E.M.E.F Professora Marianinha Queiroz - Dispõe sobre verba orçamentária para as Escolas Municipais realizarem obras de infra-estrutura em seus prédios.
- PL C/2009 - da Vereadora Natália Kohler - da Escola La Salle Carmo - Institui a casa de assistência social às pessoas desempregadas e dá outras providências.
- PL D/2009 - da Vereadora Jaqueline da Silva Dias - da E.M.E.F. Fioravante Webber - Denomina Jonatan Marchiori de Oliveira o Pavilhão de Esportes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Fioravante Webber.
- PL E/2009 - do Vereador Benson Bernardi Tormen - da E.M.E.F. Professora Ilda Clara Sebben Barazzetti - Dispõe sobre a construção de um sistema de captação e reaproveitamento de águas da chuva em prédios públicos.
- PL F/2009 - do Vereador Lucas R. Zapparolli - da E.E.E.M. Irmão José Otão - que acrescenta artigos à Lei nº 5103, de 27 de abril de 1999, renumera o artigo 14 da mesma Lei.
Indicações:
- IND-00A/2009 - da Vereadora Ana Paula Sausen - da E.M.E.F. Américo Ribeiro Mendes - Solicita ao Poder Executivo Municipal cobertura da quadra de esportes da E.M.E.F. Américo Ribeiro Mendes, localizada na Rua Gal. Alexandre M. Simões dos Reis, s/ nº.
- IND-00B/ 2009 - da Vereadora Ana Claudia dos Santos - da E.M.E.F. Érico Veríssimo - Indica a implantação de uma creche na Comunidade do Distrito de Vila Seca.
- IND-00C/ 2009 - do Vereador José Eneias de Oliveira Júnior - da E.M. Atiliano Pinguelo - Encaminha indicação ao Poder Executivo Municipal no sentido de haver a implantação de calçadas para passeio público, junto à Rua Pradelino Linck, no Bairro De Zorzi.
- IND-00D/ 2009 - do Vereador Mauricio José Gheno - da E.E.E.F. Professor Silvio Stallivieri - Encaminha indicação ao Poder Executivo Municipal, no sentido de coneguir terreno bem como a construção de uma quadra poliesportiva, junto a Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Silvio Stallivieri, localizado na Rua Flávio F. Belline, nº 449.
- IND-00E/2009 - da Vereadora Raissa Zulian Carraro - da E.M.E.F. Vereador Marcial Pisoni - Encaminha Indicação ao Poder Executivo Municipal no sentido de solicitar a cobertura da Quadra de Esportes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Marcial Pisoni, no Bairro Vila Leon.
- IND-00F/2009 - da Vereadora Dhienifer Mollon - da E.M.E.F. Arnaldo Ballvê - Indica e sugere ao Poder Executivo Municipal a realização de estudos técnicos no sentido de haver o fechamento de parte da Travessa Carmelindo Piccolli.
- IND-00G/2009 - do Vereador Eduardo Scopel - da E.M.E.F. Santa Lúcia - Indica ao Poder Executivo Municipal, que realize estudos visando a instalação de uma rampa de acesso, na Unidade Básica de Saúde em Santa Lúcia do Piaí.
- IND-00H/2009 - da Vereadora Sheila Amanda Nicoletti - do Colégio Murialdo - Indica ao Poder Executivo Municipal a criação de um espaço apropriado para o lazer de crianças, jovens, adultos e idosos no bairro Ana Rech.
- IND-00I/2009 - do Vereador Felipe Tomazoni da Silva - da Escola Adventista de Caxias do Sul - Indica ao Poder Executivo Municipal, o estudo visando instituir, junto a Secretaria Municipal da Cultura, a Companhia Circense Caxias do Sul
- IND-00J/2009 - do Vereador Bruno de Quadros de Lima - da E.M.E.F Guerino Zugno - Indica e sugere ao Poder Executivo Municipal, a ampliação da Unidade Básica de Saúde do Bairro Planalto II.
Pedido de providências:
- PROV- AA/2009 - do Vereador Wellington Mateus Correa - da E.M.E.F. Armindo Mário Turra - Encaminha Pedido de Providências no sentido de haver limpeza do passeio público na Rua Trav. Henrique D´Àvila, em frente ao número 895.