30.5.09

Comitiva caxiense defendeu a instalação do aeroporto na localidade de Vila Oliva.

Vereadores caxienses participam de Audiência sobre Aeroporto da Serra. A Audiência foi promovida pela Comissão de Assuntos Municipais da Assembléia Legislativa na manhã desta terça-feira, dia 19 de maio. De Caxias do Sul participaram os Vereadores Edio Elói Frizzo/PSB – Presidente da Câmara, Gustavo Toigo/PDT e Mauro Pereira/PMDB, Secretários Municipais, representantes de entidades, da imprensa e também de outros municípios da Serra. Ao abrir a reunião, o Deputado Álvaro Boessio/PMDB lembrou que os Deputados não tem poder de decisão sobre o assunto, tendo em vista a discussão entre instalar o Aeroporto Internacional da Serra em Caxias do Sul, na localidade de Vila Oliva, ou em Farroupilha, na localidade de Mato Perso/Monte Bérico. A função da Assembléia, nesse caso, é intermediar o diálogo entre as comunidades interessadas. O primeiro a se pronunciar foi o Gerente da Agência Nacional de Avia Civil, Roberto Carvalho Netto. Ele destacou que não é competência da ANAC decidir pelo local, os relatórios apontam para a viabilidade dos dois locais, cabe agora ao governo decidir. O Engenheiro Jorge Tadiello, representando o Departamento Aeroportuário do Estado, disse que o governo do estado recebeu o último relatório da ANAC e está fazendo suas avaliações. Dentro de 15 dias o Estado deverá se pronunciar e apresentar suas conclusões sobre o local mais adequado. Defendendo Mato Perso, o Presidente da CIC de Farroupilha, Ademar Petry, enumerou 12 razões para que a construção do aeroporto seja naquele município. Na sua defesa destacam-se a localização, que favoreceria a acessibilidade de um número maior de municípios, além das condições adequadas apontadas pela ANAC. O Secretário de Transportes e Mobilidade Urbana de Caxias do Sul, Vinicius Ribeiro, fez a defesa técnica de Vila Oliva, sob o principal argumento de que Caxias já previu uma área especial de construção do novo aeroporto, inserida dentro do Plano Diretor Urbano, aprovado há dois anos. A área, conforme Vinicius não tem problema de aglomerações próximas e de impacto ambiental, diferente do que acontece em Mato Perso. O Ex-diretor do DAP, Fernando Bizarro foi contundente ao defender a alternativa de Vila Oliva, onde poderia ser construída uma pista de até seis mil metros, enquanto em Mato Perso a pista não passaria de três mil metros. Nós não podemos construir na serra, um aeroporto que nós já temos. Em Mato Perso não cabe o aeroporto que a região e o estado precisam. Também por Caxias se pronunciaram o Presidente da Câmara Elói Frizzo, o Diretor de Infra-Estrutura da CIC, Nelson Sbabo e o ex-prefeito Mário Vanin. Frizzo disse que Caxias não quer entrar numa guerra de faca com os demais municípios da região, mas é preciso considerar a viabilidade técnica de Vila Oliva, que desde o início foi apontada como o local mais viável. De dois anos para cá é que começaram a falar em Mato Perso. Resta saber quais são os interesses por trás desses novos estudos? O presidente do Legislativo lembrou ainda que a intenção é de instalar um aeroporto de transporte de passageiros e também de carga e para isso, Caxias do Sul apresenta as condições mais favoráveis. Os Deputados presentes, Alberto Oliveira/PMDB, Kalil Sehbe Neto/PDT, Ronaldo Zucchi/PT, Jorge Gobbi/PSDB e Boessio preferiram não se posicionar sobre o assunto, pregando o diálogo e a busca do consenso.