27.2.08

1º ENCONTRO ESTADUAL DO MOVIMENTO COMUNITÁRIO SOBRE O MEIO AMBIENTE

Com a presença de quase 100 lideranças de todo estado, numa promoção conjunta da Federação, da UAB e da Câmara de Vereadores de Caxias, realizou-se o 1º Encontro Comunitário do Meio Ambiente, em preparação à Conferência Estadual do Meio Ambiente, que será no Centro Cultural Gaúcho, Parque da Harmonia, em Porto Alegre, nos dia 8 e 9 de março. Bom debate a nos desafiar a assumir a tarefa, de forma organizada, de defesa do meio ambiente, profundamente ameaçado por um modelo de desenvolvimento que privilegia o lucro e impulsiona o consumismo. Encaminhamentos importantes foram feitos:
1.- Mobilizar e articular para a Conferência Estadual do Meio Ambiente.
2.- Capacitar lideranças comunitárias nesta área, impulsionando um programa de formação ambiental popular, buscando a parceria com o Ministério do Meio Ambiente.
3.- Ajudar a promover a educação ambiental em toda parte, muito especialmente nas escolas das áreas de atuação do movimento comunitário, bem como nos CTGs, nos Clubes de Futebol, nas creches comunitárias, na promoção de jornadas específicas... Para realizar esta tarefa, criar e fortalecer os departamentos do meio ambiente em nossas organizações.
4.- Propor o debate sobre o meio ambiente nas cidades onde atuamos, com os partidos e os seus candidatos, aproveitando o ano de eleições municipais.
5.- Engajar-se cada vez mais profunda e massivamente na luta por um modelo de desenvolvimento sustentável.
Extraído do Boletim Informativo da FEGAM-RS n°2 de fevereiro de 2008