24.4.07

Plano Diretor é dabatido na Câmara

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Caxias do Sul


CDUTH realiza a primeira Audiência Pública sobre aspectos estruturais do município.
Nesta terça-feira (24), a Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação (CDUTH) da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul realizou a primeira Audiência Pública sobre o Plano Diretor Urbano e Rural da cidade. O tema do encontro foi sobre os aspectos estruturais do município, recursos hídricos, saneamento e transportes. Presidiu a reunião o presidente da Comissão, Elói Frizzo/ PPS. Estavam presentes Vereadores, o secretário da SEPLAM e Chefe de Gabinete, Edson Néspolo, o presidente do SAMAE, Marcus Caberlon, o Secretário do Desenvolvimento Urbano, Gustavo Toigo, o Secretário dos Transporte, Jorge Dutra, o subprefeito de Ana Rech, Hélio Dall'Alba, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Raimundo Bampi, a presidente do ISAM, Suzana de Conto, representante regional do IBAMA, Jairo Menegaz, representantes de entidades do comércio e serviço da cidade, estudantes da UCS e comunidade em geral.
O Secretário da SEPLAM e Chefe de Gabinete, Edson Néspolo, parabenizou a Câmara de Vereadores pelo espaço aberto para a discussão do Plano Diretor do Município. “A Câmara tem trabalhado com seriedade e prudência, esgotando as dúvidas através do diálogo. Não adianta sermos democráticos no discurso, através do diálogo a democracia acontece, e isso a Casa está fazendo muito bem”, disse o Secretário.
Néspolo destacou que foi realizada uma ampla discussão da SEPLAM com diversas entidades e diferentes segmentos, além de realizado um trabalho integrado entre as secretarias e cidades próximas ao município. “O Plano foi detalhado e explicado para a sociedade e diversas pessoas fizeram apontamentos importantes. O que se buscou ao longo da discussão, é que o interesse da maioria se sobreponha aos individuais. É meu dever dizer que temos coisas para corrigir e melhorar no estudo. Quero reforçar que o Executivo está aberto ao diálogo. Temos um belo Plano Diretor”, declarou o secretário.
A engenheira da SEPLAM, Margarete Bender, falou sobre a evolução do Plano Diretor na cidade, que começou a ser discutido na década de 50. A engenheira fez um levantamento da atual situação na área urbana e rural de Caxias, tratando dos aspectos estruturais do município, tema da reunião.