6.12.11

Implementação do trem regional é discutida em audiência

Precariedade da malha atual é o grande impasse apresentado.
Foto: Álvaro Bernart Filho
A implementação do trem regional na região da Serra foi o tema da audiência pública realizada na tarde desta segunda-feira (05/11), comandada pelo presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação, Elói Frizzo/PSB. De acordo com o parlamentar, o Congresso já havia anunciado que o trecho de Caxias do Sul a Bento Gonçalves estava definido.
Para esclarecer algumas questões levantadas recentemente, o coordenador executivo do projeto que prevê a instalação do projeto ferroviário, Paulo Timóteo, apresentou uma análise realizada em 2010, sobre o potencial e demanda da região, objeto de um estudo mais profundo. Segundo ele, concluiu-se que o traçado da antiga malha ferroviária, não é aproveitável, por conta de dificuldades como sinuosidade do trajeto e a expansão urbana.
Timóteo também mencionou um estudo realizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), datado de 1996, apontou problemas como o rápido processo de degradação e elevado índice de ociosidade da extensa malha ferroviária.
Alguns dos cenários propostos, segundo ele, incluem um trajeto semelhante ao da rodovia, onde os 62 quilômetros originais, poderiam ser reduzidos para aproximadamente 40 quilômetros, diminuindo o tempo de viagem de 2 horas, para 40 minutos. No total, foram elaborados 9 cenários com esses recursos, e destes, apenas seis apresentaram viabilidade para a instalação. Para ele, a razão do estudo ainda não ter sido finalizados são as dificuldades encontradas, como o estado de conservação dos antigos trilhos, e o fretamento realizado pelas empresas, que fornecem o transporte dos seus funcionários.
O vice-presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC), manifestou o apoio do setor privado para a implementação do trem regional, afirmando que essa iniciativa vai facilitar o deslocamento dos cidadãos, entre os municípios.
O secretário municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Jorge Dutra, ressaltou a importância de oferecer um trajeto que interesse à população, caso contrário não haveria razão para trocar o transporte atual pela nova proposta. Na mesma linha, a deputada estadual Marisa Formolo/PT lembrou da necessidade de ajustar o preço da passagem para um patamar mais competitivo, sugerindo uma parceria entre a iniciativa pública e a privada, que ofereça um subsídio à passagem, como acontece no trem de Porto Alegre. Dutra também afirmou que o importante agora é buscar um projeto de engenharia que demonstre a necessidade dos recursos necessários, para que esse investimento seja realizado assim que possível.
O Deputado Federal, Pepe Vargas/PT, lembrou que é necessário contar com o apoio da comunidade para implementar esse projeto. Segundo ele, no primeiro semestre de 2012 será apresentado um documento que reúne as análises e estudos do trem regional, envolvendo o potencial de demanda, custo e, viabilidade da instalação. O deputado também citou emendas ao plano plurianual de investimentos do governo federal, que preveêm mais de 30 bilhões de reais em investimentos no transporte ferroviário.
Elói Frizzo/PSB concluiu a audiência com a decisão de elaborar, junto das prefeituras dos cinco municípios envolvidos, uma solicitação para realizar reunião com o Ministro dos Transportes, e buscar o apoio do Senado para tornar o trem regional uma realidade na Serra.
05/12/2011 18:16 Assessoria de Comunicação Câmara de Vereadores de Caxias do Sul