3.9.11

‘Vamos nos apresentar pro jogo’

03/09/2011
N° 11155MIRANTE
CIRO FABRES (INTERINO)
O PSB realiza Congresso Municipal neste sábado, a partir das 13h30min, no plenário da Câmara de Vereadores. O partido vai eleger as coordenações dos segmentos (popular, juventude, sindical, negro e mulheres), definir a estratégia eleitoral para 2012, apresentar pré-candidatos a vereador e escolher delegados para o Congresso Estadual da sigla.
No encerramento da programação, às 17h30min, está prevista a participação do vice-governador Beto Grill (PSB). O único vereador do partido em Caxias do Sul, Edio Elói Frizzo, conversou na sexta-feira com o Mirante.
Mirante: O PSB vai cumprir papel de protagonista na eleição do ano que vem?
Edio Elói Frizzo: Não tenho dúvida nenhuma, vamos participar da majoritária.
Mirante: O PSB terá candidatura própria a prefeito?
Frizzo: Depende da conjuntura. Estamos discutindo com os partidos da base tanto do Governo Tarso como do Governo Dilma. A diretriz do diretório estadual é de candidatura própria nas 40 principais cidades.
Mirante: O deputado estadual Catarina Paladini (PSB, que veio a Caxias para o Congresso) afirma que “time que não joga não tem torcida”.
Frizzo: Concordo integralmente com ele. A orientação é não se precipitar e largar um nome como candidato a prefeito. A questão de compor uma (candidatura a) vice não pode ser uma vice para cumprir carnê. É melhor ter candidatura própria do que ser candidato a vice para cumprir carnê. Isso a gente a vai avaliar ano que vem.
Mirante: O que significa o encontro recente de representantes do PSB e PCdoB?
Frizzo: Combinamos de costurar junto a estratégia eleitoral, se possível negociar junto. De repente, até compor uma frente de partidos conjuntamente. Não significa que estamos apoiando o (deputado federal) Assis (Melo, PCdoB).
Mirante: Mas pode haver uma composição dos dois partidos?
Frizzo: Depende de como o quadro se constituir, se os espaços todos se fecharem. Mas, se o mestre do jogo, que está dando as cartas, já disse que só vai entrar no jogo depois da Festa da Uva, não tem muito o que costurar.
Mirante: Qual é a meta do PSB para 2012?
Frizzo: Eleger de dois a três vereadores e participar da majoritária. Se apresentar pro jogo.