15.9.11

Licença para 8 pistas no Contorno Sul

PIONEIRO 15/09/2011 N° 11165 CONTORNO SUL
Câmara aprovou projeto que autoriza nova diretriz viária na reunião ontem.Caxias do Sul – Prevista inicialmente para ter quatro pistas, a Terceira Perimetral poderá ter oito faixas no chamado Contorno Sul. A emenda ao projeto que muda o traçado do anel rodoviário foi apresentada pela Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação da Câmara e aprovada ontem. A largura projetada de 7,20m aumenta para 14,40m.
Presidente da comissão, Edio Elói Frizzo explica que a sugestão surgiu a partir da constatação de que quatro pistas não supririam a demanda.
– As razões são as mais óbvias. A BR-116 é de quatro pistas e não atende à demanda. A Rua Moreira César tem quatro pistas. Devemos ser mais audaciosos – diz Frizzo.
O vereador não acredita em aumento significativo do valor da obra. Porém, frisa que a construção será possível apenas com a vinda de recursos federais. Por isso, Frizzo avisa que a Câmara deve se empenhar na busca pela federalização da via:
– Se não houver recurso federal, não vai acontecer. Só com dinheiro do município levaria muito tempo.
O secretário de Planejamento, Paulo Dahmer, reconhece que, sem investimentos do governo federal, a obra fica inviabilizada. O custo estimado seria o mesmo da Rodovia do Parque: R$ 1 bilhão. Com o acréscimo de pistas, o valor pode subir, acredita Dahmer, mas sem arriscar uma previsão. O secretário ressalta que a emenda pode ou não ser incluída no projeto executivo:
– Como é apenas uma diretriz, a princípio não tem problema. A decisão de quatro ou oito vias vai se dar no projeto executivo. Como vamos depender de recursos federais, vamos analisar a necessidade técnica.
Além da sugestão de oito faixas, os vereadores aprovaram mais três emendas da comissão: a que trata a Perimetral como estrada de via rápida, como a Freeway, a que adequa a pista com a RS-122 e a que dá ao Executivo prazo de um ano para elaborar proposta de zoneamento.
– Pega trechos na área rural. Tudo o que ficar a oeste deve ser incorporado à área urbana – diz Frizzo.
O Contorno Sul terá mais de 27 km e deverá começar nas imediações do Campus 8 da UCS, na RS-122, encontrar a BR-116 em Santa Corona e a Rota do Sol em Santo Homo Bom, quando fechará o anel viário completo, que terá 50 km de extensão.
juliana.bevilaqua@pioneiro.com JULIANA BEVILAQUA