23.3.11

Vereadores de Caxias do Sul vistoriam obras no Aeroporto Regional Hugo Cantergiani


Reforma e ampliação iniciaram em janeiro do ano passado.
Fonte: Pioneiro - Foto De Daniela Xu
Os vereadores da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação da Câmara de Caxias do Sul vistoriaram, na tarde desta terça-feira, as obras no Aeroporto Regional Hugo Cantergiani. A reforma e ampliação iniciaram em janeiro do ano passado.
O administrador do aeroporto, Henrique Elustondo, e o engenheiro da obra, Ernesto Tosta, apresentaram as melhorias que estão sendo feitas. A nova sala de embarque, por exemplo, terá banheiros e capacidade para 150 pessoas sentadas. A atual abriga apenas 33 lugares. Os espaços utilizados hoje para embarque e desembarque serão apenas de desembarque.
Além da construção da sala de embarque, a primeira parte da obra inclui climatização, rede de incêndio, ampliação da esteira e espaço para três novas companhias aéreas. O projeto inicial previa gastos de R$ 2,4 milhões. Com a segunda parte ainda não autorizada, mas que prevê reparos na parte elétrica e adequações às normas de acessibilidade, como elevador e rampa de desembarque, o valor deve chegar a R$ 3 milhões.
Apesar das obras não terem previsão de término, segundo a administração do aeroporto, o presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano, vereador Edio Elói Frizzo, ficou contente com o andamento. No entanto, garantiu que cobrará da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Seinfra), na audiência programada para a próxima semana, o aumento da largura da pista de 30 metros para 40 metros e a aquisição do ILS, um equipamento de aproximação de aeronaves.
A impressão é de que finalmente Caxias vai ter um terminal mais decente e à altura da cidade. Mas vamos continuar levando o pleito de alargamento da pista e instalação do ILS (aparelho de auxílio à navegação) _ disse Frizzo.