27.3.11

Frizzo pedirá a intervenção do Estado na Penitenciária Industrial de Caxias

O vereador lamentou a apreensão de drogas no interior do estabelecimento

Foto: Diego Netto
A reportagem publicada hoje, em jornal local, que demonstra a fiscalização ineficiente na Penitenciária Industrial de Caxias do Sul (PICS), foi trazida à pauta, pelo vereador Elói Frizzo/PSB, na sessão desta quinta-feira (24). Segundo o texto, a segurança existente na PICS é insuficiente para conter o tráfico de drogas, verificado dentro da cadeia. O parlamentar classificou a penitenciária como um quartel da bandidagem.
Indignado, informou que, na próxima semana, protocolará requerimento pedindo a intervenção do governo do Estado na PICS. Sugeriu que os demais vereadores endossem o documento. Segundo Frizzo, esse tipo de situação é inadmissível. Defendeu soluções rápidas e, se preciso, radicais, para um controle efetivo do que circula dentro do presídio. Chegou a considerar a proibição das visitas, se essa for a única alternativa.
Frizzo citou que, em uma semana, ocorreu a apreensão de mais de mil pedras de crack, 260 papelotes de cocaína, além de diversos celulares e armas artesanais. Parte desse material estaria sendo arremessada por cima das muralhas. O restante, por meio de visitas a presos.
O parlamentar também atacou as formas de revista, por meio de amostragem, no presídio. Em complemento, a vereadora Ana Corso/PT lembrou que a adoção ao método aconteceu no governo de Olívio Dutra (1999-2002). Contou que, à época, tratava-se de reivindicação de movimentos ligados a mulher. Segundo Ana, situações como a corrupção de agentes penitenciários precisam ser averiguadas, antes de se considerar a retirada de um direito dos apenados.
O vereador Moisés Paese/PDT concordou com o posicionamento de Frizzo. Porém, defendeu que o cancelamento de visitas deva ser uma medida adotada apenas com o esgotamento de todas as outras possibilidades. Conforme Moisés, o problema, apontado na matéria, coloca à mostra um aspecto do caos que envolve o sistema carcerário, em todo o país.
Mauro Pereira/PMDB referiu a corrupção que atinge funcionários, ao mencionar que drogas ou demais objetos arremessados pelo muro devem chegar ao destinatário de alguma maneira.
Na sequência, Ari Dallegrave/PMDB disse que a situação é escandalosa. Citou a reação da sociedade ao perceber uma organização criminosa sendo fortalecida dentro dos presídios. Também defendeu que todos os visitantes passem por revista. Arlindo Bandeira/PP acompanhou a opinião de Dallegrave, quanto à totalidade das revistas.
24/03/2011 20:14 Assessoria de Comunicação Câmara de Vereadores de Caxias do Sul