25.7.10

FRIZZO QUER AÇÕES CONCRETAS PARA A VIABILIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE PÚBLICA

Comissão Especial Pró-Universidade Pública discute novas ações para viabilizar núcleo da UFRGS em Caxias.

Encontro definiu organização de um documento assinado por representantes de diversas cidades da região.
Foto: Leticia Rossetti
A Comissão Temporária Especial Pró-Universidade Pública promoveu audiência na Sala das Comissões da Câmara de Vereadores na tarde de sexta-feira(23) para tratar sobre os próximos passos para viabilizar a implantação de um núcleo da UFRGS em Caxias do Sul. O evento promoveu o debate sobre diversas ações, como a estruturação de iniciativas que sensibilizem outros segmentos da sociedade a respeito da importância da universidade federal em Caxias do Sul.
O objetivo é promover um segundo abaixo-assinado com a participação institucional de diversos municípios da região, de modo a gerar uma mobilização que sensibilize os responsáveis pelo direcionamento de recursos, como o Ministério da Educação e a própria direção da UFRGS. A ideia é formar uma espécie de coalizão que possibilite a formação do núcleo da Universidade em Caxias do Sul.
Os representantes que estiveram no encontro foram praticamente unânimes em afirmar que o movimento de articulação da Universidade Federal precisa de mais participação de entidades patronais e dos próprios estudantes. O Vereador Assis Melo/PC do B, afirmou que é indispensável dar continuidade a mobilização, pois criou-se uma grande expectativa da sociedade em torno deste tema.
Em seu pronunciamento, o Vereador Eloi Frizzo/PSB, reiterou a importância da articulação de novas ações para dar sequência à questão. Já sabemos que existe a predisposição da UFRGS em implementar a extensão no município, precisamos marcar audiência com o Ministério da Educação e Cultura para discutir a destinação do orçamento para a instalação do campus no município. Se não for possível via MEC, temos que nos comunicar com os Deputados e Senadores do estado para implementarem emendas para o direcionamento destes recursos.
O Vereador Vinicius Ribeiro/PDT, destacou que existe grande demanda por cursos superiores em toda a região. Para ter uma ideia da necessidade da implantação de uma Universidade Federal em Caxias, basta ver o intenso crescimento de faculdades e cursos técnicos na cidade. Cerca de 20 mil pessoas por dia vêm de outras cidades diariamente para estudar aqui em Caxias.
A Vereadora Denise Pessôa/PT, afirmou que a mobilização é extremamente importante, mas também é preciso definir o projeto de instalação da extensão em Caxias. Se tivermos cursos como Medicina, por exemplo, a UCS não vai ser parceira na cedência de seu espaço ocioso. Temos que ter consciência disso: os tipos de cursos que vão estar disponíveis implicam o preenchimento de necessidades da população.
Ainda estiveram presentes na audiência o Secretário Municipal da Educação Edson da Rosa, o Vereador Ari Dallegrave/PMDB, entidades trabalhistas e representantes políticos de diversas cidades da região, além do Diretório Central dos Estudantes da UCS.
Fazem parte da Comissão: Ver. Ari Dallegrave; Ver. Assis Melo; Ver. Vinicius Ribeiro; Ver. Rodrigo Beltrão; Ver. Edio Elói Frizzo.
23/07/2010 20:10 Assessoria de Comunicação Câmara de Vereadores de Caxias do Sul