23.2.10

Comissão de Educação discute a gestão educacional no município

Audiência Pública tratou da abertura do ano letivo de 2010.

Foto: Fabian Tamura

Na tarde desta-terça-feira (23), foi realizado no Plenário da Câmara encontro da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura, Desporto e Turismo. Participaram também o secretário municipal da Educação, Edson da Rosa, e a professora Marta Fattori, da 4º Coordenadoria Regional da Educação (CRE).
O objetivo da reunião foi tratar, a nível de informações, do início do ano letivo 2010 e do funcionamento da Central de Matrículas. Atualmente, Caxias possui 85 escolas de ensino fundamental e 36 de educação infantil. A rede municipal atende em torno de 71 mil alunos.
Para Edson da Rosa, os trabalhos estão a contento. Lembrou a abertura oficial do ano letivo, em 18 fevereiro, e explicou a demanda atual de vagas. Foram ofertadas 400 novas colocações, porém ainda há crianças na fila de espera. Os investimentos são muito altos. O custo de uma escola Infantil é de R$ 700 mil, em Caxias são necessários R$ 14 milhões apenas para a parte da educação infantil. Além disso, a crise econômica e os vendavais do ano passado causaram danos estruturais, o que trouxe mais necessidade de investimentos.
Marta Fattori comentou as 12 mil novas vagas oferecidas, entre rede estadual e municipal. Disse ainda que, entre as atividades de 2010, a Coordenadoria vai assessorar na implantação da proposta pedagógica para realizar ensino e aprendizagem efetivos. Juntos, município e estado, atenderemos as demandas da rede de ensino, com foco no aluno.
A coordenadora citou projetos voltados ao ensino, como o Programa Professor nota 10, que capacitou 900 docentes para lidar com as novas necessidades do ensino. Reforçou a importância do comprometimento das famílias com a matrícula e a aprendizagem do aluno propriamente dita.
Segundo Eloi Frizzo/PSB, presidente da Comissão, a reunião foi esclarecedora com relação às ações da Secretaria e da 4ªCRE para atender à demanda de início de ano. As colocações foram bastante satisfatórias e a Comissão fará o acompanhamento das atividades durante 2010, conclui.
Fonte: Assessoria de Comunicação |  Câmara de Vereadores de Caxias do Sul