28.10.08

Theresinha Serafini recebe Título de Cidadã Caxiense. Atuação na área de filantropia garantiu a distinção para homenageada.

Nesta terça-feira (28/10), a Câmara Municipal realizou Sessão Solene de Outorga do Título de Cidadã Caxiense a Theresinha Pretto Serafini. Compuseram a Mesa durante o evento: o presidente do Legislativo Ver. Edio Elói Frizzo/PSB, o secretário Ver. Alaor de Oliveira, o Dep. Estadual Kalil Sehbe, a Diretora da Infância e Juventude da FAS Mirian Nora e representando o comando do 3° GAAAé Ten Bruno Viapiani e a homegeada. O título foi proposto pela Vereadora Geni Peteffi/PMDB que falou em nome do Poder Legislativo: “Ser cidadã não é apenas ter seus direitos legais atendidos ou clamar incansavelmente por eles. Ser cidadã também é arregaçar as mangas e ajudar aqueles que precisam. Em um país de tantas desigualdades sociais, ser voluntário é fazer parte de uma expressiva mudança de valores, hábitos e costumes, o que gera benefícios para quem faz e para quem recebe esta contribuição. Trabalhar pelo social requer uma sensibilidade e uma consciência que deve estar sempre presente naquele que deseja fazer algo pelo próximo e, conseqüentemente por seu Município e seu país. Mulheres como Dona Theresinha que fazem da sua vida um ato de resistência, de luta, de entrega para mudar esta nossa sociedade. Mulheres como Dona Theresinha que compreenderam a importância da participação, de ajudar a fazer mudanças que diminuam as distâncias, as desigualdades sociais, são um importante agente de transformação social. Quero saudá-la carinhosamente e dizer que me sinto honrada em ser a porta-voz do Legislativo caxiense em tão merecida homenagem. Um dos principais objetivos da concessão dos Títulos honoríficos é poder apresentar à comunidade pessoas que possam ser modelos por seu exemplo e trabalho em favor do próximo”. O Sr. Eduardo Pretto Serafini se pronunciou em nome dos familiares. “Lembramos com carinho das vezes que você acompanhava nosso pai pelo interior, quando ele praticava suas atividades médicas e você exercia o papel de embaixatriz. Muitas vezes esse papel até se invertia, e você colocava em prática um pouco da medicina que aprendeu. Você sempre praticava de forma incansável a vontade de ajudar as pessoas. Tenha certeza do nosso apoio para continuar a trilhar este caminho que escolheste”. Mirian Nora, representando o Executivo, falou sobre a atuação de Theresinha na PATNA e na Liga Feminina de Combate ao Câncer. “Só pessoas com o dom da luta pela vida podem realizar este trabalho incansável, que requer muita força e muito amor”, ressaltou ela. O Dep. Estadual, Kalil Sehbe, discursou em nome da Assembléia Legislativa e parabenizou o trabalho realizado pela homenageada. “Ela é uma pessoa que tem três princípios que norteiam sua vida: a família, a fé e a comunidade”, concluiu ele. Em seu discurso a homenageada relembrou emocionada a infância, a morte prematura da mãe e a vida com os avós. “Cresci ouvindo histórias fantásticas sobre minha mãe, contadas pelas minhas tias e minha avó. Os exemplos que minha avó me deu, dariam para escrever um livro, e eu colocaria, o nome “Minha avó, meu tipo inesquecível”. Theresinha Pretto Serafini falou do encontro com o rapaz que mais tarde se tornou seu marido: “Fui fazer o segundo grau em Porto Alegre, pois pretendia ser médica. Lá conheci o Bruno Serafini, formando de medicina do ano de 1948. Namoramos durante 1 ano e meio, e nos casamos em 24 de março de 1951. (...) Bruno sempre me apoiou nos meus trabalhos comunitários. Ficamos 40 anos casados e deste amor tivemos 3 filhos que sempre foram nosso orgulho: Eduardo, Maria Luiza e Márcia. Também Luciana, minha nora, que considero uma filha. E destes amores, tenho 6 lindos netos: Bruno, Eduardo, Mariana, Rafael, Carolina e Vinícius (...) Agradeço a toda minha família que me deu exemplos e me incentivou a trabalhar para que eu chegasse ao topo da montanha e lá plantasse a bandeira da vitória. Na escala de sonhos, sombras, luzes e trabalho, recebo esta homenagem maravilhosa de ser cidadã caxiense”. Fonte: Câmara de Caxias do Sul