31.10.08

Poder Legislativo recebe orçamento do Município para 2009. Projeto de Lei prevê aumento de 6% com relação ao orçamento deste ano.

Foi protocolado, na tarde de hoje (29), o projeto de lei do orçamento do Município para o ano de 2009. O presidente da Câmara Edio Elói Frizzo/PSB e os Vereadores Alaor de Oliveira/PMDB, Alencar Tavares/PR, Edson da Rosa/PMDB, Deoclecio da Silva/PMDB, Francisco Spiandorello/PSDB, Geni Peteffi/PMDB, Getulio Demori/PP, Pedro Incerti/PDT e Zoraido Silva/PTB receberam o Secretário Municipal da Fazenda, Carlos Búrigo e o Secretário Geral do Município, José Carlos Vanin que trouxeram a previsão orçamentária para o próximo ano. O projeto será lido no expediente da Sessão Ordinária de amanhã, dia 30. Logo após, será encaminhado para a análise da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Fiscalização e Controle Orçamentário do Poder Legislativo. Os Vereadores poderão aprovar o projeto até 15 de dezembro. Segundo a Vereadora Geni Peteffi, presidente da Comissão de Controle Orçamentário da Câmara, geralmente os orçamentos vão à plenário no início de dezembro, mas este ano os parlamentares ficarão atentos a uma possível recessão, fruto de crise internacional.
De acordo com Búrigo, entre os destaques do governo estão obras de saneamento básico, a barragem do Marrecas e 100km de asfalto para o interior. “Terminaremos 2008 bem, com superávit. Foram 40 milhões de financiamentos e quase 20 milhões a mais só em empréstimos em 2009. Estamos vivenciando uma crise internacional e se tivermos problemas nas receitas em 2009 teremos condições de adequar às despesas. Podemos visualizar o orçamento das Secretarias a cada mês, portanto podemos adequar de acordo com a realidade”, explicou. O Secretário justificou ainda que o Samae terá um incremento no orçamento de 2009, em função dos empréstimos pleiteados na área de saneamento.
O orçamento de 2009 será 6% maior do que o deste ano. O presidente Edio Elói Frizzo fez questão de destacar que a Câmara dará sua contribuição ao orçamento no sentido de que o número dos vereadores permaneceu o mesmo (17), desta forma, como de costume o Poder Legislativo caxiense devolverá dinheiro à administração do Município. Fonte: Câmara de Vereadores de Caxias do Sul.