Na Sessão Ordinária, desta quinta-feira (30), a Tribuna Livre foi ocupada pela Sra. Tânia Mara da Rocha que apresentou o serviço que é prestado pela clínica Ambiento Espaço Terapêutico. Ela destacou: “As doenças mentais não são tratadas com a seriedade que elas deveriam ser tratadas. Os pais nos procuram, pois não encontram lugar para os filhos. Há quem diga que temos: a APAE, o Helen Keller e a APADEV, mas eles não atendem indivíduos com distúrbio mental. E essas crianças e adolescentes necessitam de trabalho muito especializado. Quando os pais procuram a nossa clínica chegam com grande tristeza, pois nenhuma escola é capaz de atender os filhos deles. Isso é muito triste, porém sempre existiu. É preciso pensar nesta parcela da população. As crianças e adolescentes com doenças mentais necessitam de serviços de fonoaudiologia, terapia, fisioterapia e outros. Eles não conseguem ter autonomia, e quase nunca aprendem a ler e escrever. Eles precisam de alguém para orientar e dizer passo a passo o que devem fazer. A Ambiento – Espaço Terapêutico busca inclusão destas pessoas. E isto não se faz colocando mais uma cadeira na sala de aula, na verdade é preciso retirar muitas cadeiras para atender de forma diferenciada estes alunos dando uma atenção especial e especializada. Nem todas as pessoas tem a capacidade e a formação para atender doentes mentais. Vale ressaltar que eles são produtivos e cooperativos, e queremos mostrar para sociedade que esta população existe e que podemos olhar para ela com o mesmo carinho que olhamos para qualquer camada da população”.
O Presidente do Poder Legislativo, Edio Elói Frizzo/PSB agradeceu a participação da responsável técnica da Ambiento e informou a ela que por diversas vezes o tema foi debatido em Plenário. Acrescentou que os parlamentares caxienses se preocupam com o descaso com que são tratados os doentes mentais em nossa sociedade. Frizzo destacou também: “Sabe-se que muitos pais precisam trabalhar e não dispõem de tempo para acompanhar os filhos, e nem sempre têm dinheiro para pagar os tratamentos especializados que filhos precisam. Sabe-se que um bom trabalho prestado por profissionais não custa barato. Por esta razão, o Poder Público deveria ter um olhar diferenciado para estas pessoas”. Fonte: Câmara de Vereadores de Caxias do Sul.
31.10.08
Falta de segurança e conservação da RSC 453 são debatidas na Câmara. Comissão Pró-Rota do Sol discutiu com Diretor do DAER e titular do Comando Rodovi
Maria Helena Balen recebe o Título de Cidadã Caxiense. Vereadores homenageiam a escritora pelos trabalhos realizados na cidade.
Poder Legislativo recebe orçamento do Município para 2009. Projeto de Lei prevê aumento de 6% com relação ao orçamento deste ano.
De acordo com Búrigo, entre os destaques do governo estão obras de saneamento básico, a barragem do Marrecas e 100km de asfalto para o interior. “Terminaremos 2008 bem, com superávit. Foram 40 milhões de financiamentos e quase 20 milhões a mais só em empréstimos em 2009. Estamos vivenciando uma crise internacional e se tivermos problemas nas receitas em 2009 teremos condições de adequar às despesas. Podemos visualizar o orçamento das Secretarias a cada mês, portanto podemos adequar de acordo com a realidade”, explicou. O Secretário justificou ainda que o Samae terá um incremento no orçamento de 2009, em função dos empréstimos pleiteados na área de saneamento.
O orçamento de 2009 será 6% maior do que o deste ano. O presidente Edio Elói Frizzo fez questão de destacar que a Câmara dará sua contribuição ao orçamento no sentido de que o número dos vereadores permaneceu o mesmo (17), desta forma, como de costume o Poder Legislativo caxiense devolverá dinheiro à administração do Município. Fonte: Câmara de Vereadores de Caxias do Sul.
28.10.08
Theresinha Serafini recebe Título de Cidadã Caxiense. Atuação na área de filantropia garantiu a distinção para homenageada.
24.10.08
O empresário Nelson Sbabo recebe o Prêmio Caxias. A homenagem é conferida a pessoas que se destacam trabalhando pelo bem comum.
23.10.08
Vereadores criticam coluna do jornalista Stefan Ligocki. Parlamentares discutem o teor parcial do artigo publicado no Pioneiro.

Durante a Sessão Ordinária, desta quinta-feira (23) , os Vereadores manifestaram sua discordância com relação a matéria publicada pelo jornalista Stefan Ligocki, colunista de política do jornal Pioneiro. O artigo criticava o Legislativo pela votação favorável a moção de louvor aos integrantes da missão Brasil/Itália, que participaram do Seminário sobre investimentos italianos no Brasil. A moção foi proposta pelo Vereador Alencar Tavares/PR, que representou o Legislativo na ocasião.
O presidente da Câmara Vereador, Edio Elói Frizzo/PSB, ressaltou a importância da democracia “Este ano o Brasil comemora 20 anos da promulgação da Constituição, que foi conquistada a duras penas. Nós lutávamos pelas chamadas liberdades, inclusive pela livre expressão. O Brasil tem razão em comemorar. E no bojo das liberdades, a livre expressão é uma das mais fundamentais. Mas, infelizmente ali se cometem muitos abusos, injustiças. Se dizem e se escrevem muitas asneiras. Temos centenas destes exemplos pelo Brasil afora. E isso aconteceu aqui, na Coluna do Stefan. Esse ataque é inconcebível, inaceitável. Ninguém está brincando aqui de circo. Na comitiva quem representou a Casa o fez, independente se ele (o jornalista) gosta ou não deste Vereador. Portanto, a moção tinha toda razão de ser. Não era uma moção para o Alencar. Era uma moção para os outros. Este ato só demonstra a total parcialidade do colunista”,concluiu ele.
O Vereador Alencar Tavares/PR se mostrou chateado com o que foi escrito a seu respeito. “Eu não devo satisfação para eles. Parabenizo a CIC e os empresários que representaram nossa cidade no exterior. Fazer turismo é uma coisa, o que nós fizemos lá é outra. Se querem prestação de contas, ela já está com a presidência desta casa protocolada há muito tempo”.
O Vereador Francisco de Assis Spiandorello/PSDB também manifestou sua indignação com as inverdades presentes no artigo.“Nós defendemos a liberdade, mas sempre estamos sujeitos a críticas. Ele tratou esta Casa como se não houvesse um regimento interno, como se não tivéssemos credibilidade”, destacou o vereador.
A Vereadora Geni Peteffi/PMDB relembrou o ocorrido durante a Sessão Ordinária do dia 21, em que trabalhadores da limpeza pública ocuparam a tribuna para criticar um outro colunista do jornal Pioneiro. “Os Vereadores têm que dar respostas aos jornalistas, mas eles escapam quando tem que dar respostas. Eles têm que dar respostas com relação ao 'Ligeirinho'. Até hoje não se viu nada, nenhum ponto no jornal”, encerrou a parlamentar.
22.10.08
Banco do Brasil comemora 200 anos. A Câmara homenageia a instituição e destaca sua importância para Caxias.
21.10.08
Trabalhadores criticam colunista do Jornal Pioneiro. Jornalista teria ofendido classe dos garis em seu artigo.


Representantes de banco japônes são homenageados pela Câmara. Instituição financeira aposta no estreitamento das relações entre as empresas caxienses
Câmara promove 8ª edição do Vereador por um Dia. Estudantes da rede pública e particular apresentaram seus projetos.
18.10.08
Vereadores discutem a qualidade das obras públicas em Caxias. Parlamentares destacaram a situação precária de estradas e asfaltos da cidade.
Vereador comenta a concorrência dos vinhos nacionais com os estrangeiros. Getulio Demori/PP comenta a preocupação do setor vitivinícola.

Lojas Bulla comemoram 50 anos. Câmara de Vereadores presta homenagem aos diretores e funcionários da empresa.
Durante a Sessão Solene desta quinta-feira (16) o Poder Legislativo homenageou os 50 anos das Lojas Bulla. Em 1958 o empreendedor Pedro Bulla inaugurou no centro de Flores da Cunha um pequeno comércio. Três anos depois, foi construída a primeira filial das Lojas Bulla em Caxias do Sul. A segunda loja foi aberta em 1972, com tecidos e confecções.
Compuseram a mesa durante a Sessão: presidente em exercício Vereador Alaor de Oliveira/PMDB, o Secretário da Mesa Vereador Francisco Spiandorello/PSDB, a Vereadora Geni Peteffi/PMDB, o diretor das Lojas Bulla Januário Bulla e o Procurador-adjunto da Procuradoria-Geral do Município Dr. Victório Giordano da Costa.
O proponente da homenagem, Vereador Deoclecio da Silva/PMDB relembrou o início das lojas e ressaltou a importância dos funcionários no decorrer destes anos. “Esta é uma empresa que se construiu e se constituiu com a força, determinação e garra dos seus proprietários e de seus funcionários. Este precioso tempo, estes 50 anos, que fizeram a história das Lojas Bulla não voltam mais. E esta Casa deixa aqui gravada a história desta loja.”
Foi entregue aos irmãos: Januário, Irma, Maria e Severino Bulla uma placa do Poder Legislativo em homenagem aos 50 anos da empresa. Além disso, a empresa foi homenageada também pelo Grupo Vulcabrás Azaléia.
Januário Bulla falou sobre a responsabilidade social da empresa e sobre o comprometimento dos sócios e funcionários. “Quis o destino que eu sonhasse falar nesta tribuna como representante do povo caxiense. Mas não tive esta oportunidade. E quis o destino que viesse a usar a palavra desta tribuna em um momento de tanta emoção para nossa família voltando os olhares para o passado. Esta homenagem faz pensar que a Loja Bulla é apenas uma luzinha na constelação dos empreendedores de Caxias. Muitas interrogaçãoes se apresentam, muitas dificuldades foram superadas. Somos responsáveis por um ente que se chama empresa e que tem uma responsabilidade social de grande tamanho. Tem uma responsabilidade perante os tributos, perante os trabalhadores. Festejamos 50 anos porque os sócios nunca perguntavam o que a empresa tinha a lhes oferecer, mas sim o que eles poderiam dar a empresa. Este é o sentimento que nos une”.
Dr. Victório Giordano da Costa, representando o Poder Executivo, falou sobre a emoção e a importância da homenagem. “É mais que uma homenagem às Lojas Bulla. É um destaque à garra invensível do imigrante italiano”.
As Lojas Bulla comercializam artigos de moda feminina, masculina, infantil além de calçados. A empresa conta com mais de 60 funcionários, mil fornecedores de vários estados brasileiros e 40 mil clientes cadastrados.
Fonte: Câmara Municipal de Vereadores
15.10.08
Parlamentar comenta a importância de estabelecer políticas de desenvolvimento do turismo. Vereador Francisco Spiandorello alerta: é preciso planejar.


Fisioterapia é tema de Tribuna Livre. Delegado do Conselho Regional defendeu a ampliação do serviço na saúde pública.
Caxias ganha nova unidade do Corpo de Bombeiros. Vereadores avaliam os benefícios gerados para os moradores da Zona Norte da cidade.

Vereador Por um Dia é nessa segunda-feira. Presidente, Vice e Secretário já foram escolhidos para coordenar a atividade que divulga o parlamento.
Vereador comenta a viabilidade de instalação do Aeroporto Regional. O tema foi abordado também em reunião almoço da CIC de Caxias do Sul.

Na Sessão Ordinária, desta terça-feira (14), o Vereador Mauro Pereira/PMDB comentou o tema central da reunião almoço, promovida pela CIC de Caxias do Sul, que teve como palestrante o Major-Brigadeiro do Ar, Raul José Ferreira Dias. Na oportunidade a maior discussão ficou em torno da instalação do novo Aeroporto Regional. “Foi confirmado que o melhor local para o aeroporto é Vila Oliva, mas é preciso uma ação política forte do governo do Estado do Rio Grande do Sul e do Ministro da Defesa, Nelson Jobim. E esta Casa que tem uma representação muito forte no desenvolvimento da região, e que já tem uma comissão específica trabalhando, deve ajudar para que as coisas saiam do papel, que pelo menos seja elaborado o projeto. Temos que cobrar e pedir aos gestores do Estado para que as coisas aconteçam. Quando este aeroporto estiver instalado na nossa cidade, com certeza, isso facilitará muito as exportações do todo o Estado”, relatou o parlamentar.
O Vereador Vinicius De Tomasi Ribeiro/PDT comentou: “Sabe-se que Vila Oliva é o melhor local para a instalação do Aeroporto. O processo parou no Ministério da Defesa e não foi mais adiante. A topografia e a licença ambiental eram de responsabilidade do Governo do Estado. E o estudo topográfico está feito e as licenças quase todas expedidas. Cabe agora ao governo Federal o restante das providências. Só para deixar bem claro”.
O Vereador Francisco Spiandorello/PSDB que preside a Comissão Temporária Especial para a Construção do Novo Aeroporto Regional informou: “Na próxima semana deverá ser oficializado pela Agência Nacional de Aviação Civil e Ministério da Defesa o local do nova Aeroporto Regional. Mas é preciso que saibamos que aeroporto Caxias e a região desejam? A Rota do Sol levou 70 anos para ser feita. A partir do anúncio do local o governo do Estado deve autorizar esta localização e manter as negociações com a Infraero para viabilizar a obra. Temos a nossa capital que é Porto Alegre, mas quando se fala em exportações por via aérea a capital continua sendo São Paulo. Hoje, 60% das cargas gaúchas para exportação aérea saem do Paraná ou de São Paulo. Por isto, é preciso colocar emendas no Orçamento Federal para que a obra de fato aconteça. Deve haver um pacto até porque essa obra não foi orçada, até onde se tem conhecimento. E um aeroporto não se faz com menos de 10 anos de trabalho e construção e, é preciso que se tenha em sua argamassa uma palavra chamada União”.
A Vereadora Geni Peteffi/PMDB cumprimentou os colegas por levantarem o assunto, mas se disse muito cética com relação a construção do novo aeroporto porque a região está dividida. “Caxias quer uma coisa e Bento quer outra. O Município já tem uma importante participação doando a área. É preciso de fato que a bancada gaúcha na Câmara do Deputados se mobilize para que destinem recursos para essa obra. Até porque os impostos arrecadados vão para o governo federal”, ponderou a vereadora.
Fonte: Câmara de Caxias do Sul
8.10.08
Presidente da Câmara avalia as eleições. Elói Frizzo elogia o processo de renovação política.

Vereadores avaliam as eleições 2008. Na primeira Sessão Ordinária após as eleições os parlamentares comentaram o resultado do pleito.
