2.7.08

Câmara presta homenagem ao Corpo de Bombeiros

Na Sessão Ordinária desta terça-feira, 1° de julho, a Câmara Municipal, através de proposta do Vereador Zoraido Silva/PTB, prestou homenagem a todos os Bombeiros pela passagem do seu dia, comemorado em 2 de julho. Fizeram parte da Mesa: o Presidente da Câmara, Vereador Edio Elói Frizzo/PSB, o secretário Vereador Alaor de Oliveira/PMDB, o comandante do 5° CRB, Ten Cel José Francisco Barden da Rosa, o comandante do 12° BPM, Ten Cel Júlio César Marobin, representando o 3° GAAAe Vinícius Pontes de Amorin e representando o Poder Executivo, o secretário Municipal de Segurança Pública Cel. Roberto Louzada. Em seu discurso o Ver. Zoraido Silva destacou: “Esta homenagem serve para demonstrar o nosso apreço, admiração e a real importância que todos devemos dar ao efetivo do 5º Comando Regional de Bombeiros. O papel desses combatentes do fogo é a doação permanente, a entrega da própria vida para proteger e salvar vidas em primeiro lugar. Bombeiro significa aquele que dá a vida, não apenas pelos seus amigos, mas por quem quer que seja, é uma figura mítica, arrebatadora, são vocacionados para servir e para doar-se. Por isso, não são pessoas comuns: são ícones”.
O parlamentar fez também um resgate histórico da criação e instituição da Corporação no país e do 5° Comando Regional de Bombeiros. Finalizou dizendo: “Queremos parabenizar todo o efetivo pela passagem do 'Dia do Bombeiro', manifestando o agradecimento da comunidade caxiense pelo espírito de doação e solidariedade, dedicação, competência, responsabilidade e seriedade no cumprimento de seus deveres”.
Em seu pronunciamento o comandante o 5° CRB, Ten Cel José Francisco Barden da Rosa, lembrou que nesta segunda-feira teve início a Semana de Prevenção ao Incêndio. “Receber uma homenagem na Casa do Povo é algo que nos marca profundamente. O Vereador Zoraido falou de nossas missões e atividades e isso nos serve de estímulo e incentivo. As pessoas que trabalham no Corpo de Bombeiros fazem isso com muita dedicação e muito profissionalismo. É nossa missão salvar vidas e resguardar o patrimônio”, discursou. Ao longo do pronunciamentos do comandante, foram exibidas imagens que recuperam parte da história do Corpo de Bombeiros de Caxias do Sul. O Ten Cel Barden retribuiu a homenagem entregando ao Presidente da Câmara um troféu com o Brasão do Corpo de Bombeiros e a reprodução em miniatura da estátua do Imigrante.
Em nome do Poder Executivo, o Cel Roberto Louzada disse do orgulho de ter pertencido a corporação e de constatar o quanto o grupamento evoluiu nestes últimos anos. “Quero agradecer ao Corpo de Bombeiros por nos proteger 24 horas por dia, a todos os oficiais e praças do 5° CRB, nosso fraternal abraço, e em nome do Prefeito José Ivo Sartori quero transmitir o orgulho de estarmos juntos”, declarou o Secretário.