24.10.07

FRIZZO ESTÁ APREENSIVO COM MEDIDAS APRESENTADAS PELA GOVERNADORA PARA RECUPERAR AS FINANÇAS DO ESTADO


Na Sessão Ordinária, desta quarta-feira (24), diversos Vereadores manifestaram-se sobre a vinda da governadora Yeda Crusius, para uma reunião-almoço na CIC com os empresários da cidade. O encontro teve como objetivo explicar o plano de recuperação das finanças do Estado. Iniciou o debate o Vereador Elói Frizzo/PSB. “Não é de hoje que os governantes vem à cidade e não vem se reunir com a população, com a Câmara, com o prefeito, e vão à CIC, porquê a CIC? Quero registrar a minha apreensão com relação a postura que a Assembléia tome sobre o pacotaço da governadora. A proposta encaminhada à Assembléia propõe: aumento de ICMS, alterações que conflituam com a lei de responsabilidade fiscal, isenção de ICMS, devolução de ICMS, redução de incentivos fiscais, corte de CC'S, venda de imóveis, novo modelo de previdência e retoma o pagamento de precatórias. A expectativa do Estado é de que os deputados compreendam que esta solução não é optar entre o pior e o ruim. É optar pelo pior. A redução de incentivos fiscais é a solução. Mas porque não se reduz? Porque o Estado serve à uma elite dominante, que se apropriaram e se beneficiam dele em detrimento da grande maioria da população. Os salários dessa grande elite são “imexíveis”. Quem vai pagar o pato mais uma vez é a população. Me parece que está implícito a lógica dominante do Estado com a ida da governadora à CIC. Acho importante as manifestações dos empresários que se posicionaram contra esse aumento de impostos. A fórmula é a mesma, lamentavelmente”, definiu Frizzo.
O Vereador Alfredo Tatto/PT opinou. “Hoje o nosso Estado é o que mais cobra tributos do cidadão e o que mais injustamente cobra. Quanto menos se ganha, maior a carga de tributos, proporcionalmente. Desta forma teremos a fuga dos pequenos empreendedores, porque os grandes, quando terminarem as benéces do Estado, se mudam”, definiu Tatto.
Criticou a postura da governadora, o Vereador Marcos Daneluz/PT. “Ela mentiu para a população, está negando o que afirmou publicamente. Essa vinda para o interior é a comprovação da falta de respeito ao povo. É uma demonstração da falta de credibilidade dos políticos que nós elegemos”, sinalizou Daneluz.
Entrou no debate, a Vereadora Geni Peteffi/PMDB. “Muitas vezes a gente não sabe nem o que dizer. Quem trabalha em empresa sabe da dificuldade devido a disputa de preço, imagina agora aumentando o ICMS? Temos que buscar outras propostas porque os empresários estão sofrendo”, acrescentou Geni.
A Vereadora Ana Corso/PT também se manifestou. “Tenho vontade de rir para não chorar. Estamos ouvindo discursos que sempre fizemos. Este pacote é uma união das propostas dos governos Brito e Rigotto”, afirmou Ana.
Em declaração de líder, o Vereador Francisco Spiandorello/PSDB opinou sobre o assunto. “Uma das virtudes dos governantes é saber enxergar um pouco além da maioria. Cheguei a uma conclusão de que nós gaúchos para conquistar o mínimo nos tiram o couro, exigem o máximo de nós. Não conseguimos conquistar direitos que são nossos. Estamos sem ter uma federação. O governo federal bate todos os recordes de arrecadação e não é competência. É arrecadado 44 por cento de tudo. E o governo instituiu ainda outras contribuições fiscais, que não retornam aos Estados, como a CPMF. Temos que ter a coragem de pôr a mão nessa questão. E o que eu acho que a governadora está fazendo é colher informações e fazer o debate do que deve ser feito no Estado. Cada um pode ter uma posição política, mas tem que trazer resultados”, destacou Spiandorello.
O parlamentar informou aos colegas que no dia 30, terça-feira, a governadora irá percorrer a Rota do Sol, vistoriando a estrada e que a Comissão Temporária Especial Pró-Rota do Sol vai verificar se é possível participar desta visita.
O Vereador Pedro Incerti/PT deixou claro sua posição. “Não vi nenhuma manifestação da governadora para reduzir gastos ou combater a sonegação de impostos. A sociedade não suporta mais o aumento de impostos, não dá para aceitar. Estamos à mercê da tropa de choque da governadora na Assembléia. Não elegemos democraticamente a governadora para repassar impostos e mais impostos ao contribuinte. Então quero lamentar essa passagem dela por Caxias”, pontuou Incerti.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara de Caxias do Sul