5.6.07

PARA ELÓI FRIZZO O MOVIMENTO COMUNITÁRIO DEU UMA LIÇÃO AO PROCESSO DEMOCRÁTICO DE CAXIAS


Comunicação Social da Câmara Municipal de Caxias do Sul

Na Sessão Ordinária, deste dia 05, ocupando a tribuna o Vereador Elói Frizzo/ PPS fez algumas observações sobre as eleições da UAB que ocorreram no domingo. Segundo ele, a eleição foi um sucesso apesar de “ataques infundados” da imprensa. “Independente de participação política partidária existe um grupo de pessoas que procuram dar suporte as eleições porque possuem identificação com o movimento comunitário. A participação política dos Vereadores é só no sentido de ajudar na infra-estrutura para a votação. A eleição é uma coisa fantástica porque os bairros se mobilizam, o voto é facultativo, ninguém é obrigado a votar. A comissão eleitoral buscou todos os meios legais de realizar uma boa eleição. As críticas são uma tentativa de melar a eleição para reverter o resultado”, declarou Frizzo.
Unindo-se ao colega, Geni Peteffi/ PMDB disse que o parlamentar pode ficar tranqüilo que as informações de fraude das eleições sempre existiram. “A gente sabe que sempre tem o choro do perdedor. A gente nunca culpa nós mesmos pelas nossas incapacidades”, ressaltou Geni.
O Vereador Deoclecio da Silva/ PMDB também elogiou as eleições. “Foi um processo absolutamente legítimo e independente. Caxias é referência no movimento popular. Não teve nenhum tipo de erro propositado, foi uma eleição legítima, sem dúvida não há o que se questionar. Precisamos partir para um processo de informatização este é o desafio para o próximo presidente”, comentou Deoclecio.
Contrariando os Vereadores que se manifestaram sobre o assunto, o parlamentar Guiovane Maria/ PT declarou que existem falhas no processo eleitoral. “É choro de perdedor sim. Temos que ter a hombridade de reconhecer, mas domingo até “defunto”’ se levantou do túmulo para votar. Pessoas se apresentavam para votar sem documento. Isso não está certo, tem que mudar. Não estou dizendo que não é legítima a vitória, mas não vamos tapar o sol com a peneira. Este trabalho o presidente da UAB vai ter que fazer. Não é somente discurso”, afirmou Guiovane.
Em resposta as declarações do colega, Frizzo argumentou que o processo não é perfeito mas foi legítimo. “É choro de perdedor mesmo. Quem apostou suas fichas em um cavalo paraguaio, perdeu. O Daltro conseguiu montar uma chapa ampla, por isso o apoio era maior, o que se configurou nas urnas. O movimento comunitário está de parabéns porque deu uma lição ao processo democrático de nossa cidade”, reiteirou o parlamentar.