14.6.07

LEGISLATIVO CAXIENSE COMENTA PARTICIPAÇÃO DA CÂMARA NO LANÇAMENTO DA FRENTE GAÚCHA DE VEREADORES CONTRA A PRORROGAÇÃO DOS CONTRATOS DOS PEDÁGIOS


Ocupando a tribuna na Sessão Ordinária (13) o Vereador Elói Frizzo/PPS comentou sobre a viagem da comitiva de parlamentares caxienses ao lançamento da Frente Gaúcha Contra a Prorrogação dos Contratos de Pedágios, na Assembléia Legislativa em Porto Alegre.
Frizzo afirmou estar orgulhoso por ser um Vereador caxiense pela adesão unânime do Legislativo ao movimento. “Conseguimos provar para o Estado e todo o país que a Câmara de Caxias é exemplo para as demais. Ontem demos uma grande demonstração de unidade e de uma Câmara sintonizada com os anseios de sua comunidade. O Plenarinho da Assembléia estava lotado, tinha mais de 150 pessoas, 40 cidades estavam representadas, representando mais de 300 Vereadores”.
O Vereador Felipe Gremelmaier/PMDB destacou que o resultado já apareceu na audiência. “Este movimento está crescendo muito e a tendência é que cresça cada vez mais. Só vejo um ponto negativo: a falta das grandes empresas de comunicação, que não fizeram nenhuma cobertura do lançamento. Acho extremamente oportuna que se faça uma marcha de Vereadores, da esquina democrática até o Palácio, para fazer a entrega do documento a governadora Yeda. Com esta caminhada não tem como a imprensa da capital não divulgar o movimento”, destacou Gremelmaier.
Unindo-se aos colegas, o Vereador Edson da Rosa/PMDB disse que com as manifestações dos parlamentares durante o lançamento ficou cada vez mais preocupado com o tema. “Cada vez mais temos que estar unidos por esta causa. Somos cobrados diariamente pelos eleitores, inclusive várias pessoas nos questionam sobre os próximos passos do movimento”, reforçou Edson.
A Vereadora Geni Peteffi/PMDB comentou que ontem à noite ligou a televisão para assistir a TV COM e não viu nenhuma menção do lançamento. “Chego à conclusão que além de estarmos brigando com o governo estamos brigando com um poder econômico muito grande”, salientou Geni.
Opinando sobre o tema, o Vereador Deoclecio da Silva/PMDB argumentou que só tem um jeito para que o movimento seja visto pelo governo do Estado e pela mídia, que é continuar trabalhando. “Lamento a ausência dos deputados do PMDB, com exceção do deputado Álvaro Boessio, que está tendo uma postura elogiável”, comentou Deoclecio.
O Vereador Francisco Spiandorello/PSDB enalteceu a postura e o trabalho do Vereador Elói Frizzo, coordenador do movimento, que ocupou a mesa e coordenou os trabalhos. “Foram encaminhadas muitas propostas interessantes no encontro. Sugiro ainda a formação de outras Frentes sem tirar estas que já existem para que aumentemos a pressão. Caxias do Sul está liderando um bloco neste processo que é de esclarecimento público para a sociedade”, acrescentou Spiandorello.
Em sua manifestação, o Vereador Alaor de Oliveira/PMDB mostrou-se preocupado por não ter visto a participação de nenhum Vereador de Porto Alegre. Apesar disto, mostrou-se positivo sobre o assunto. “Continuem lutando. Vamos conseguir. Tenho a certeza que vamos chegar onde queremos”.
O Vereador Pedro Incerti/PDT declarou que o fato de algumas cidades citarem que estão iniciando o debate sobre os pedágios dá ânimo ao Legislativo caxiense que está há anos nesta luta. “Gostaria que a TV Assembléia estivesse a nossa disposição, transmitindo o lançamento para levar a conhecimento da população as reivindicações. Até porque é o nosso dinheiro que está garantindo a estrutura da Assembléia”, reivindicou Incerti.
O Vereador Vinicius De Tomasi Ribeiro reforçou a importância da Câmara estar presente nas reuniões da Comissão Parlamentar de Inquérito dos contratos de Pedágio na Assembléia. “É importantíssima a participação desta casa toda semana. Este Plenário tem que aprovar inclusive com recursos públicos se for o caso para viabilizar a ida de representantes”, sugeriu Vinicius.
A Vereadora Ana Corso/PT ressaltou que o que diziam ser um foco só local de protesto contra a prorrogação dos pedágios está ganhando força e se espalhando por todo o Estado.
Concluindo o debate, Frizzo lembrou que a marcha da esquina democrática até o Palácio ocorrerá no dia 11 de julho. Segundo ele a Frente quer mobilizar prefeitos e movimentos sociais com o objetivo de entregar a Carta Aberta como forma de pressionar a Governadora. Ainda de acordo com o parlamentar, o movimento vai acompanhar todas as reuniões da CPI marcadas para as segundas-feiras, na Assembléia Legislativa.