22.6.07

ELÓI FRIZZO: É O MAIOR CRIME AMBIENTAL JÁ VISTO EM CAXIAS



Fonte: Assessoria de Imprensa da CMV
O Vereador Elói Frizzo/PPS ocupou a tribuna na Sessão Ordinária, de quinta-feira (21), para falar sobre a matéria de capa do jornal Uno Fato. A reportagem denuncia que as lagoas do Samuara sofrem grave dano ambiental com esgotamento das águas. “A minha surpresa é que houve o completo esgotamento das três lagoas. Denuncio que isso se trata de um crime ambiental de grandes proporções. Mesmo sendo propriedade particular isso não dá o direito a ninguém de fazer esse esgotamento. Lá estão as principais nascentes da represa do Samuara. Sugiro que o prefeito abra um inquérito para investigar o caso, já que este crime contou com a cumplicidade de servidores e autoridades municipais. Defendo que esta área deve ser declarada de utilidade pública por ser um manancial importante para a cidade. Tenho certeza de que o Executivo também está surpreso, assim como nós, e vai cobrar de quem compete. Este é um dos maiores crimes ambientais que eu tive a oportunidade de presenciar”, repudiou Frizzo.
O Vereador Alfredo Tatto/PT uniu-se à indignação de Frizzo e lamentou o fato. “O que está ocorrendo no Samuara é uma crônica de uma morte anunciada”, definiu.
O Vereador Guiovane Maria/PT comentou que acha estranho é que o esvaziamento das lagoas já ocorreu há alguns dias e ninguém percebeu. “Se existe um crime ambiental existe omissão da secretaria de Meio Ambiente, que podia ter tomado alguma atitude e não o fez. Isso é um absurdo para que temos secretaria do Meio Ambiente?”, questionou Guivane.
Em resposta à Guiovane, a Vereadora Geni Peteffi/PMDB disse que não sabe se houve omissão da secretaria, mas garantiu que o Executivo fará sua parte. “Ficamos realmente indignados. Estou pensando que, se é uma propriedade particular, talvez alguém abriu as torneiras para esvaziar as lagoas”, observou Geni.
O Vereador Pedro Incerti/PDT acrescentou que há sem dúvida interesses particulares nessa história e convidou os Vereadores para uma vistoria da Comissão de Saúde e Meio Ambiente. “Comunico aos colegas que faremos uma visita nesta sexta-feira à tarde no local, juntamente com a TV Câmara para verificarmos a situação das lagoas”, anunciou Incerti.