4.2.11

Frizzo pede a retomada da comissão temporária que discute a construção do aeroporto da Serra.

Com o relatório final do Departamento Aeroportuário do Estado (DAP) em mãos, o vereador Elói Frizzo/PSB aproveitou a tribuna da sessão desta quinta-feira (3), para retomar as discussões sobre a construção do aeroporto da Serra Gaúcha. Segundo o estudo, Vila Oliva, distrito de Caxias do Sul, é a área mais adequada para abrigar o novo aeroporto, pelas condições climáticas, de infraestrutura e meio ambiente.
Entre os fatores que apontaram local em detrimento a Monte Bérico, em Bento Gonçalves, deve-se ao fato de a região de Vila Oliva distar 28km do centro de Caxias e 53km do centro de Farroupilha. Além disso, conforme o estudo, as zonas de proteção de aeródromo e de ruído não tem conflito com a área urbana e já estão preservadas pelo Plano Diretor de Caxias. O texto também diz não haver implicação com os centros urbanos de Caxias e demais cidades da região, nem obstáculos físicos significativos, bem como, aproximação de aeronaves sobre a cidade.
A área, em Vila Oliva, ainda apresenta desnível de até 90 metros, que comporta duas pistas de pouso e decolagem, sendo a principal de até 4.400 metros, e outra paralela, com, pelo menos, 3.100 metros, ambas com 45 metros de largura, conforme estabelece a Agência Nacional de Aviação Civil. O estudo analisou 15 itens.
Segundo Frizzo, já foram perdidos R$ 20 milhões, entre 2009 e 2010, em emendas parlamentares, aprovadas pela bancada gaúcha, no Congresso Nacional. Se a área do aeroporto já tivesse sido escolhida, parte deste valor poderia ter sido investido na indenização das áreas próximas e na própria construção, destacou.
Ele também pediu a retomada dos trabalhos da comissão temporária especial para a construção do novo aeroporto, que existe desde 2008, como forma de apoiar a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços, na construção do empreendimento, em Vila Oliva. Não podemos deixar que apenas outros setores discutam o assunto, comentou. Integram a comissão os parlamentares Arlindo Bandeira/PP, Daniel Guerra/PSDB, Geni Peteffi/PMDB, Gustavo Toigo/PDT, Marcos Daneluz/PT e Mauro Pereira/PMDB.
Enquanto isso, Vinicius Ribeiro/PDT disse que o relatório final não apresentou novidades. Lamentou que muitos parlamentares ainda façam um movimento contrário à aprovação de Vila Oliva, como a melhor localização para receber o aeroporto da Serra. Acrescentou que o governo federal liberou uma verba de R$ 98 milhões para a ampliação do novo terminal do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, enquanto, na Serra, as discussões não avançam.
O vereador Alaor de Oliveira/PMDB aproveitou para questionar: Para quando é esse aeroporto? É preciso que a construção saia do papel, cobrou. Para ele, um aeroporto em Vila Oliva iria triplicar o movimento de pessoas na região e aqueceria setores como turismo e economia.
03/02/2011 20:32 Assessoria de Comunicação Câmara de Vereadores de Caxias do Sul