11.1.11

Assessoria de Gabinete de Frizzo prestigia o lançamento do Programa Posse Responsável de Animais na prefeitura

A iniciativa da Secretaria de Saúde visa a reduzir chances de transmissão de doenças.

Foto: Leticia Rossetti
Reduzir as chances de transmissão de zoonoses (doença animal) é o maior objetivo do Programa Posse Responsável de Animais, lançado na tarde desta terça-feira (11/01), no Salão Nobre da prefeitura. O principal mecanismo de controle de caninos e felinos consiste na adoção do microchip animal. Desde dezembro do ano passado, a Secretaria de Saúde tem implantado, mensalmente, 700 dispositivos do gênero na pele de cães e gatos que tenham proprietário. O ato foi prestigiado pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul, Mauro Pereira.
A secretária da Saúde, Maria do Rosário Antoniazzi, explicou que, a partir de laboratório, a ser lançado em março, um comitê poderá acessar a dados de cada animal. À chamada chipagem, também serão agregados procedimentos de castração, a fim de controlar o crescimento vegetativo. Entre 2008 e 2010, a secretaria elevou o número médio de esterilizações mensais, de 400 para 700. Ano passado, foram castrados 5.779 caninos e 4.643 felinos.
Maria do Rosário acredita na tendência de a cobertura eletrônica se expandir para os bichos de rua. Como forma de reduzir a margem de animais abandonados, sugeriu que, nos bairros, as pessoas assumam o cuidado de cachorros e gatos, de forma comunitária, a exemplo de comunidades europeias. Para ela, o abandono foi um dos motivos para, em 2010, terem havido dois mil casos registrados de mordeduras a cidadãos, nas ruas do município.
De acordo com o prefeito José Ivo Sartori, a opção pelo programa, ao invés da implantação de um centro de zoonose, deve-se à aposta na conscientização da sociedade. Neste ano, serão desenvolvidas ações educativas, sobretudo, no âmbito das escolas, anunciou. Ele também destacou o fato de Caxias ser pioneira, no estado, no emprego da tecnologia suíça do microchip, em animais de estimação.
Conforme Mauro Pereira, o maior mérito da iniciativa passa por compartilhar as responsabilidades, com relação ao cuidado animal. O vice-presidente da Casa lembrou que, pelo microchip, a secretaria terá maiores condições de localizar casos de maus-tratos a cães e gatos.
Para dar sequência ao programa, já existe um comitê instalado junto à Secretaria da Saúde, do qual a Câmara faz parte, ao lado do Ministério Público, de organizações não governamentais e outros órgãos.
Entre outras autoridades, também prestigiaram o ato o vice-prefeito Alceu Barbosa Velho, o secretário-geral de governo, Pedro Incerti, o secretário de Esporte e Lazer, Felipe Gremelmaier, o assessor da bancada do PSB na Câmara, Idair Moschen.
11/01/2011 16:28 Assessoria de Comunicação Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

Frizzo lamenta a morte do militante de esquerda caxiense Luís Fávero

Ex-integrante da VAR Palmares, ele sofreu complicações por conta de tumor benigno no cérebro.
A morte do militante de esquerda caxiense Luís André Fávero, nesta terça-feira (25/02), em Recife, foi lamentada pelo vereador Elói Frizzo/PSB. Aos 64 anos de idade, ele sofreu complicações durante cirurgia para a retirada de tumor benigno situado no cérebro, em região próxima ao ouvido. De acordo com Frizzo, trata-se de significativa perda para a política de Caxias do Sul. Originário do distrito de Ana Rech, das famílias Fávero e Mazochi, ele foi uma referência da esquerda estudantil, nos anos 1960, em combate ao Regime Militar, lembrou o vereador. O parlamentar acrescentou que Fávero, a exemplo da presidente Dilma Rousseff, atuou como militante da VAR Palmares, grupo que também buscou combater a Ditadura.
25/01/2011 20:43  Gabinete do vereador Elói Frizzo