20.2.11

Comissão de Educação entrega mais de 1,8 mil livros à Escola Vila Ipê

As obras farão parte do acervo da biblioteca da instituição.
Foto: Josmari Pavan
Mais de 1,8 mil livros foram entregues, na tarde desta quarta-feira (10/02), à Escola de Ensino Médio Vila Ipê. No ato oficial, realizado na Sala de Reuniões da Câmara Municipal de Caxias do Sul, o vereador Elói Frizzo/PSB comentou sobre a campanha de arrecadação, desenvolvida pela Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura, Desporto e Turismo da Casa, no período em que era presidente. Agora, o grupo é presidido por Renato Nunes/PRB.
Desde 13 de janeiro passado, a campanha 'Atrás de mil livros' visou a cumprir pré-requisito do Conselho Estadual de Educação. Para funcionar, o colégio precisa de biblioteca, com, pelo menos, mil livros didáticos. De forma simbólica, a responsável pela 4ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), que abrange a Serra, Marcia Fernandes, recebeu obras de Gabriel García Marquez e de Matemática das mãos das vereadoras Ana Corso/PT e Geni Peteffi/PMDB.
Segundo a coordenadora da 4ª CRE, há mais de dez anos, a comunidade da Zona Norte luta por uma escola de Ensino Médio, para atender os alunos que terminam o Ensino Fundamental, nas oito instituições da região. Comemorou o fato de, com os livros arrecadados, já estar cumprido um dos requisitos necessários para permitir o funcionamento das atividades da escola, cujas aulas iniciam-se no próximo dia 21 de fevereiro.
Ela garantiu que a estrutura inacabada não atrapalhará o começo das atividades escolares. Por enquanto, faltam cancha de esportes e cercamento. Porém, a prefeitura municipal assumiu o compromisso de ceder o espaço do ginásio da Escola Municipal Ruben Bento Alves para que os alunos desempenhem atividades esportivas, outra exigência do Conselho de Educação.
A coordenadora informou que serão oferecidas três turmas no turno da manhã e outras três no período da tarde, de primeiro e segundo anos do Ensino Médio. As inscrições estão abertas e seguem até este sábado. Quarenta e um alunos já fizeram a pré-inscrição. Marcia disse que serão abertos contratos emergenciais para contratação do corpo docente. Os interessados podem entrar no site da 4º CRE (www.educacao.rs.gov.br) para efetuar a inscrição e anexar os documentos necessários até o dia 15 deste mês.
Enquanto isso, ela destacou que a diretora da escola já foi escolhida. É a professora de Sociologia e Filosofia e pós-graduada em Gestão Escolar, Leila Stradiotto. Vinha atuando como coordenadora pedagógica da Escola Estadual Melvin Jones, a mesma função que exerceu na Escola Estadual Imigrante.
O presidente da Câmara, Marcos Daneluz, elogiou a iniciativa da campanha e ressaltou que iniciativas como essa, que não fazem uso de recursos públicos e contam com a disposição da comunidade, são exemplo para a transformação da realidade.
A vereadora Geni aproveitou a oportunidade para convocar a comunidade caxiense a ajudar na limpeza da escola, através de mutirão. A coordenadora da 4ª CRE lembrou que, neste sábado, será promovida uma reunião com lideranças comunitárias, presidentes de bairros e pais de alunos, para planejar a organização da instituição. Na segunda-feira (14), a reunião mensal, que envolve diretores de escolas dos 14 municípios que compõem a 4º CRE, será realizada no Plenário da Câmara.
Marcia também salientou que a escola de Vila Ipê poderá receber, nos próximos meses, o nome do falecido vereador Clauri Flores/PT. O pedido foi solicitado pela comunidade e deverá ser discutido pelo Conselho de Pais e Mestres da Escola, que ainda precisa ser constituído.
A Coordenadoria comunicou que, nas próximas semanas, está prevista a assinatura do início das obras da Escola Estadual de Ensino Fundamental Victório Weber, Escola Estadual Professor Apolinário Alves do Santos, Escola Estadual de Ensino Médio Melvin Jones, de Caxias do Sul, além da Escola Estadual de Ensino Médio Danton Correa, de Canela.
Também participaram da cerimônia os vereadores Gustavo Toigo/PDT, Mauro Pereira/PMDB, Renato Nunes/PRB e Renato Oliveira/PCdoB.
10/02/2011 17:41 Assessoria de Comunicação