14.5.10

Curso de Filosofia da UCS é homenageado em Sessão Solene

A autoria é de Edio Elói Frizzo/PSB e Renato Oliveira/PCdoB.

Na noite desta quinta-feira (13), foi realizada no Plenário da Câmara Sessão Solene em comemoração aos 50 anos do curso de Filosofia da universidade de Caxias do Sul.

O requerimento que deu origem à homenagem foi aprovado por unanimidade na sessão do último dia 20. A autoria é de Edio Elói Frizzo/PSB e Renato Oliveira/PCdoB.

A Faculdade de Filosofia de Caxias do Sul foi criada em 8 de julho de 1959, pela Mitra Diocesana de Caxias do Sul, a entidade mantenedora. As atividades escolares tiveram início em 5 de março de 1960. Em 1967, a faculdade foi incorporada à Universidade de Caxias do Sul, com a denominação de Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Atualmente, o Curso faz parte do Centro de Filosofia e Educação e funciona no Bloco E da Cidade Universitária. Compreende Licenciatura Plena e Bacharelado. Além disso, oferece Curso de Especialização em Ética e Política, em Caxias do Sul e em Bento Gonçalves.

Elói Frizzo saudou o corpo docente do curso de Filosofia, bem como professores aposentados e colaboradores. O Vereador acredita que o curso, incorporado à UCS em 1967, ajudou a fundamentar os alicerces da universidade. Citou que, atualmente, 160 alunos cursam Filosofia na Cidade Universitária, e 16 no núcleo de Vacaria. Ainda, nos 50 anos de existência, formaram-se mais de 800 alunos, dentre eles, o Prefeito José Ivo Sartori e a Deputada Marisa Formolo.

Um curso de faz com pessoas. Cumprimento a todos que passaram por ele durante esses 50 anos, em especial os acadêmicos, que investem sabendo das dificuldades do mercado e da remuneração nem sempre satisfatória.

Para o Coordenador do Curso de Filosofia Vanderlei Carbonara, a homenagem abrange a instituição do Curso de Filosofia como um todo. Agradecido, Carbonara entende que a própria comunidade caxiense, por meio de seus representantes no Legislativo, é autora desta homenagem.

Homenagear é reconhecer, o que significa justificar a existência de outro no mundo. Reconhecer é refutar uma existência vazia, e nesse caso, legitima a trajetória de um curso e faz justiça ao trabalho das pessoas que fazem parte de sua história.

A Deputada Estadual Marisa Formolo, como representante do Presidente da Assembleia Legislativa Deputado Giovani Cherini, em seu discurso disse que relembrou muitas imagens através das palavras de Vanderlei Carbonara. O mundo se encontra muito de uma forma do fazer sem o pensar. Falou sobre o sentido do tempo, que ninguém ensina ninguém, a pessoa é que aprende, pois é o ato da produção e da indagação pessoal e coletiva que constrói o coletivo. Que se reconheça uma fonte indispensável de saber para humanizar a sociedade.

Izidoro Zorzi, Reitor da UCS afirma que a homenagem vem de 450 mil habitantes, pois a Câmara é uma entidade que melhor representa a população de Caxias do Sul. Ele afirma que são 176 alunos, um grande número de pessoas que querem aprender a pensar. Parabenizou a todos e desejou sucesso ao curso de Filosofia.

Presente também na Solene o Prefeito José Ivo Sartori, disse que a instituição é um local onde se perfilam vários modos de pensamento. Considera uma justa homenagem pois é também um desejo da comunidade caxiense. A UCS comemora bodas de ouro com o curso de Filosofia. Contando uma história da sua trajetória no curso de Filosofia, considera que a sua geração fez a sua parte, pois nem tudo era ensinado no curso. A verdade é uma busca contínua e permanente, assim como é a felicidade. O Prefeito falou sobre o mito da caverna de Platão, que quem está no escuro quando sai pra luz não enxerga. A Filosofia tem um papel importante no conjunto de todas as ciências humanas. Ela tem a obrigação de dialogar com todas as áreas do conhecimento, por isso ela tem que ser plural assim como a democracia.