24.9.07

USUÁRIOS DE CAXIAS PODEM NÃO PAGAR MAIS PEDÁGIOS

Frizzo: “Foi uma decisão histórica”
Num fato histórico o Tribunal de Justiça do Estado decidiu, por 6x2, isentar os moradores de Viamão do pagamento do pedágio. A decisão foi tomada em cima do fato de que não há uma estrada alternativa para a para praça instalada no distrito de Águas Claras. Com isso nenhum veículo de Viamão terá que pagar pedágio enquanto não for encontrada uma solução para o trecho alternativo. Esta decisão da justiça pode beneficiar os usuários caxiense que usam a praça de Vila Cristina. Em Caxias o fato repercutiu e já há um movimento de se ingressar com a uma ação cautelar no TJE em relação praça de Vila Cristina, caso for conformada a mudança de local e o conseqüente fechamento da estrada alternativa lá existente há muitas décadas.
Conforme o vereador Édio Elói Frizzo (PPS), Presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação da Câmara de Vereadores, “foi uma decisão histórica da Justiça gaúcha, embora ainda haja recursos em estância superior em Brasília o que provavelmente acontecerá, mas ela serve de base para a praça de Vila Cristina, na questão das estradas alternativas existentes tanto que pensa-se em ingressar com uma ação cautela neste sentido”.
Exploração
Frizzo alertou ainda para o encontro do dia 9 de outubro quando acontece a qualificação das empresas que participarão do leilão do 2º lote das estradas federais, que atinge trechos do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. O RS está no 3º lote que deve ser divulgado brevemente. Para Frizzo “ estamos sabendo que este leilão pode servir de base dos futuros pedágios no Brasil. Há um projeto de se acabar com as estradas alternativas, instalando-se, em seus lugares, postos de controle ou praças auxiliares, que também teriam tarifas cobradas.” Frizzo adverte: “Podemos estar diante do refinamento da exploração”.